Sem categoria

Benefícios do café verde

O café verde é o grão cru do café, não assado e rico em polifenóis. Tais compostos são empregados para o tratamento de inúmeras alterações metabólicas associadas ao estilo de vida ocidental, tais como o Diabetes mellitus, Obesidade, aterosclerose e resistência a insulina.

Os polifenóis encontrados no café verde são os ácidos clorogênicos (AC), compostos que também podem ser encontrados em algumas frutas como o Kiwi, Pêra e Maçã e em bebidas como o Vinho e Café. Os AC possuem elevadas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, no entanto a concentração e, portanto, a efetividade destes ácidos no café variam de acordo com a espécie e cultivo, assim como da temperatura e tempo de torrefação. O café após torrefação pode diminuir a concentração de ácidos clorogênicos de 54 a 99%, por isso a suplementação para fins terapêuticos preconiza o grão cru do café.

Os AC mitigam os efeitos das espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, reduzem citocinas inflamatórias tais como: TNF, IL-8 e IL-6 e IL-1β mediante inibição de NF-κB, além disso, modulam o tecido adiposo, aumentam a liberação de adiponectina e regulam a expressão de genes Peroxisome proliferator-activated receptor (PPAR). Promovem assim, redução de gordura corporal, colesterol, LDL e relação circunferência cintura-quadril que é um marcador de doenças cardiovasculares.

Muito embora o café verde seja mais rico em fitoquímicos, o consumo de café como bebida também traz benefícios à saúde, porém deve-se escolher cafés com menor grau de torrefação e menor temperatura no preparo, ou ainda optar pelo café expresso, pois devido ao seu preparo produz uma bebida mais rica em fitoquímicos que o café tradicional.

Este texto foi escrito por Ismael Oliveira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.