Sem categoria

Conhece o triptofano?

Existe um aminoácido essencial chamado triptofano, ele é encontrado em alguns alimentos, como: soja, queijo, atum, lentilha, salmão, ovo, ostra, aveia, carne, feijão, ervilha, amendoim, dentre outros. Ele tem um papel importante no crescimento, síntese proteica, secreção de insulina e função da vitamina B3,  mas também tem destaque para a formação do neurotransmissor serotonina, por isso a funcionalidade de muitos neurotransmissores no corpo humano está condicionada ao estoque de seus precursores dietéticos.

Diante disso, é possível perceber correlação entre uma quantidade baixa desse aminoácido na alimentação e quando há predisposição ao desencadeamento de depressão, ansiedade, distúrbios do apetite, fadiga, sono, agressão e hipersensibilidade a dor aguda e crônica. Uma vez que, em concentração adequada ou inadequada consegue interferir no humor e comportamento em alguns momentos de modo favorável ou prejudicial, respectivamente.

Não é recente o estudo do triptofano, desde a década de 80 ele é avaliado, principalmente associado ao tratamento de insônia, depressão e síndrome pré-menstrual. Atualmente, sabe-se que em situações de dor, inflamação ou algum estresse psicoemocional aumenta a utilização metabólica desse nutriente. Isso ocorre em razão da interdependência do triptofano e serotonina, que pode ser observada em circunstância de alta percepção da dor, uma vez que falta serotonina e aumenta a inflamação.  Assim sendo, é indispensável a atenção com o consumo de alimentos fontes do triptofano ou  a suplementação dele, pois pode potencializar a síntese da serotonina.

Vale ressaltar que para utilizar os benefícios do triptofano da melhor forma possível é imprescindível o acompanhamento com profissionais capacitados, por isso, busque o nutricionista.

 

Este texto foi escrito por Ingrid Santana, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos.

Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.

Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.