#maislife Health Nutritions Suplementos

Adolescentes nadadores, como melhorar o desempenho?

A natação é um esporte muito praticado em vários países. Em geral é um dos primeiros esportes a ser praticado ainda na infância e adolescência, pois está relacionado com benefícios no processo de crescimento e desenvolvimento desse publico. Dentre os diversos benefícios que a natação promove estão à disciplina, estímulo ao crescimento ósseo e melhora no sistema respiratório. Muitos jovens com problemas respiratórios como a asma se beneficiam com a prática desse esporte.

A pesar do número de praticantes de natação ser relativamente grande, poucos são aqueles que realmente têm um objetivo competitivo no esporte, principalmente quando se trata de adolescentes. É muito frequente o comportamento inadequado de jovens atletas no que diz respeito à alimentação. E esse é um fator determinante para o desempenho no esporte.

A nutrição pode exercer um papel importante na melhora do desempenho, em especial nesse público que caracteristicamente possuem maus hábitos alimentares. O alto consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcar refinado, carboidratos simples, gordura e sódio, é muito comum nessa população. Por outro lado, a ingestão de alimentos mais naturais, fontes de carboidratos complexos (como as raízes), frutas e hortaliças e, sobretudo o consumo de proteínas, é muito eficiente na recuperação e consequente melhora na performance do atleta. Em esportes como a natação, a ressíntese dos estoques de glicogênio e a recuperação muscular são fatores imprescindíveis para garantir o desempenho.

Existem algumas modalidades olímpicas de natação em piscina que atualmente são as mais comumente praticadas. O nado crawl, peito, costas e borboleta, além do nado medley que mistura as quatro modalidades. As provas possuem distâncias que variam de 50 a 1500 metros. As provas mais curtas, entre 50 e 100 metros são realizadas em curtos períodos de tempo e utilizam em grande parte da prova a via energética anaeróbia. Portanto existem estratégias suplementares que em associação a adequada ingestão alimentar podem proporcionar resultados ainda melhores no rendimento de atletas adolescentes.

A suplementação com repositores glico hidro eletrolíticos é uma estratégia muito interessante, isso porque o carboidrato irá ajudar na ressíntese dos estoques de glicogênio, e ao mesmo tempo a reposição dos eletrólitos perdidos durante a prova também ocorrerá. Outra estratégia suplementar é a beta alanina, que principalmente em esportes de curta duração e com utilização intensa da via anaeróbica, se mostra eficaz. Isso por agir como uma substância tampão no músculo (através da carnosina), reduz a acidez muscular provocada pelo acúmulo de lactato. A utilização de cafeína também se mostrou eficaz para a melhora do desempenho de nadadores, reduzindo tanto o tempo de nado, quanto a redução na percepção de esforço, servindo portanto como alternativa a mais para os atletas que buscam melhorar o treino.

Opções de suplementos que ajudem na recuperação das fibras musculares e consequentemente aumentem a força, também são alternativas importantes. O consumo de whey protein e blends proteicos possui essa finalidade, devendo ser utilizados em momentos diferentes (whey após o treino de natação ou musculação, e os blends em lanches ou antes de dormir). Além da recuperação muscular, o consumo dessas fontes proteicas se torna mais uma alternativa para evitar a ingestão de alimentos nutricionalmente inadequados. Algo positivo quando levamos em consideração os hábitos alimentares desse público. A creatina é outro suplemento que vem mostrando bons resultados para praticantes de natação de curta duração. Esse suplemento responsável por aumentar a força do indivíduo já é muito bem esclarecido e seguro. Para que os efeitos comecem a surgir, é necessário que os estoques de fosfocreatina no organismo sejam saturados. A hidratação muscular é consequência da utilização do produto, promovendo maior volumização. Entretanto o efeito de força é superior a possíveis quedas no desempenho por conta da maior quantidade de liquido intramuscular.

Sendo assim, o consumo alimentar adequado aliado a uma estratégia suplementar pode de fato melhorar bastante o desempenho de atletas de natação, em especial do público adolescente que geralmente já possui habito alimentar bastante inadequado. Para ajustar da melhor maneira suas estratégias alimentares e de suplementação, consulte um nutricionista.

Este texto foi escrito por Rafael Teixeira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Posts relacionados

Termogênicos e emagrecimento

Rafael Teixeira

Suplementação e imunidade

Gabriel Medrado

Recursos ergogênicos: Esteróides anabolizantes

Gabriel Medrado

Deixe um comentário