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Alimentação e verão: uma rima de equilíbrio!

A melhor estação do ano chegou! É época de praia, sol, biquínis e sungas, piscina, sombra e água fresca!

Mais que água fresca, não é verdade? Mas o que comer no verão?! Parece curioso pensar em uma alimentação/dieta específica para essa estação do ano, mas, de fato, alguns alimentos são indicados para melhorar a disposição, dar mais energia pra aproveitar o dia e até mesmo ajudar no bronzeado. Por outro lado, alguns alimentos podem não ser tão interessantes, tendo  até o efeito contrário!

Como tudo na vida, o segredo é o equilíbrio! E na nutrição essa é a palavra chave! Equilíbrio, moderação e muito sol.  Então, vamos às dicas para arrasar num verão nutritivo, saudável e sem culpas!

  1. Prefira alimentos leves! No calorzão que está fazendo, alimentos ”pesados”, ricos em gorduras ou muito elaborados podem causar de desconforto à má disposição. Ninguém quer ficar indisposto no verão, né? Saladas de vegetais, frutas, sucos naturais, água de coco, peixes.. são muito bem vindos na composição das suas refeições. Levinhos, de fácil digestão e deliciosos!
  2. Energia! Falando em disposição, alguns alimentos podem te ajudar nesse up! Que tal um chá gelado com gengibre, por exemplo? Um suco de couve, frutas e guaraná em pó? E aquele açaí com banana? Boas pedidas!
  3. Beba água! A hidratação é fundamental pra te manter saudável! A gente sua muito no verão e a hipohidratação é um grande risco pra saúde. Beba água! Quer variar? Coloca umas gotinhas de limão, corta umas frutas pra dar um saborzinho, manjericão… Mas beba água! Seu corpo e sua pele agradecem!!
  4. Duas dicas de bebidas: Água de coco! Bem geladinha, cheia de sais minerais que auxiliam na hidratação, de baixo custo e deliciosa & Kombuchá! Sabores marcantes, gaseificada, rica em probióticos que regulam nosso intestino, bem geladinha e cheia de propriedades interessantes pra saúde. Bom drink!
  5. Coma sem culpa! Saúde é mais do que não estar doente. Saúde é sentir-se bem com você , com seu corpo e com sua mente, então nada de ficar sentindo culpa. Com moderação a gente pode tudo (ou quase!rs). Tenha consciência, não exagere, e como com prazer o que sente vontade. Pode picolé, sorvete, salada de frutas com calda, suco de frutas, aquela cervejinha bem gelada… Pode ser feliz!
  6.  Faça um bom café da manhã! Antes de sair pra aquele dia de sol na praia, faça uma boa refeição de desjejum. Aproveite esse momento para se nutrir e garantir sua saciedade durante o passeio. Frutas, fontes de proteínas, como queijos, ovos, leites; raízes, fontes de fibras… Faça um café colorido!
  7. Ajuda no bronze! Frutas e verduras laranjas e avermelhados! Cenoura, beterraba, goiaba, manga, pêssego! Enriqueça sua dieta com alimentos fontes de caratenoides, essas substâncias estimulam a melanina, que confere o tom da nossa pele.
  8. Conserve bem os alimentos! Com as temperaturas mais altas os alimentos ficam muito mais suscetíveis à ação de bactérias e fungos e sob mal condicionamento podem causar de dores de barriga à uma intoxicação alimentar. Guarde tudo na geladeira e consuma alimentos mais frescos, preferencialmente.
  9.  Aproveite o verão! Você tem uma estação inteirinha para ser feliz! Não perca isso de vista.  Lembre-se, comer bem é missão para o ano inteiro, hein?! Cuide-se!

“Este texto foi escrito por Juliana de Andrade, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

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