Health

ZMA e Qualidade do Sono

O ZMA é um suplemento alimentar de marca patenteada que possui em sua formulação a associação de três micronutrientes: zinco, magnésio e vitamina B6. Ele é composto por 30 mg de aspartato de monometionina de zinco, 450 mg de aspartato de magnésio e 10,5 mg de vitamina B6. Ao ser desenvolvido, o principal objetivo deste suplemento era o aumento da síntese de testosterona, o que auxiliaria na tão esperada hipertrofia muscular. Mas será que esta suplementação tem outro benefício?

Além da associação com a síntese de testosterona, o uso do ZMA é relacionado com a melhora da qualidade do sono. Ter sono de qualidade representa não ter sonolência durante o dia, o que levará ao melhor desempenho e recuperação nas competições realizadas por atletas e na qualidade de vida em geral. Porém, o que muitos não sabem é que através da nutição podemos criar estratégias para atingir este objetivo. E o uso do ZMA é uma opção!

O momento do sono é induzido e mantido por um hormônio chamado de melatonina, que é secretado no período da noite. Logo, as estratégias utilizadas irão influenciar na síntese deste hormônio.

A vitamina B6 irá participar do processo de síntese de serotonina a partir do triptofano. Antes deste aminoácido ser convertido em serotonina, ele encontra-se na forma intermediária chamada de 5-hidroxitriptofano (5-HTP), este sofrerá ação de uma enzima AADC (aromatic L-amino acid decarboxylase). Esta enzima é dependente da piridoxal 5 fosfato, que tem a vitamina B6 como precursora. Posteriormente, a serotonina também será convertida em melatonina.

Quanto a ação do magnésio, acredita-se que este micronutriente será responsável por estimular a serotonina n-acetiltransferase responsável pela liberação de melatonina. Além disso, ele e o zinco são considerados ativadores de GABA (ácido gama aminobutírico), que é um neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central, sendo bem estabelecido que a presença deste neurotransmissor favorece o sono.

Logo, os micronutrientes que compõe o ZMA são fundamentais para um sono de qualidade, fazendo com que o indivíduo passe um período maior no sono NREM (non rapid eye movement), sendo a principal fase para o repouso e recuperação da musculatura, o que estará associado a uma vida melhor e mais saudável.

Portanto, visando adequar os micronutrientes que são consumidos na alimentação, assim como uma orientação mais aprofundada sobre os suplementos nutricionais adequados para seu estilo de vida, procure um profissional de nutrição.

“Este texto foi escrito por Allana Franklim, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”.

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