Sem categoria

Garcinia Cambogia e seus benefícios para o Emagrecimento

Garcinia cambogia é uma fruta nativa do sudoeste da Ásia e da África ocidental, bastante utilizada para perda de peso e eficaz na melhora das complicações relacionadas à obesidade, tais como inflamação, estresse oxidativo e resistência à insulina.

O componente ativo da Garcinia cambogia é o ácido hidroxicítrico (HCA). O HCA diminui a síntese de gordura, suprime apetite, aumenta o gasto energético, diminui o ganho de peso corporal e possui efeito hipotrigliceridêmico, antioxidante e hipoglicemiante.

O principal mecanismo de ação para o emagrecimento é a inibição competitiva da enzima ATP citrato liase, esta enzima catalisa a conversão de citrato e coenzima A para oxaloacetato e acetil coenzima A (Acetil CoA). A inibição desta reação limita a disponibilidade de Acetil CoA requerida para biossíntese de ácidos graxos e colesterol. Além disso, o extrato da Garcinia modula genes associados à adipogênese como os receptores ativados por proliferador de peroxissoma (PPARs) e diminuem citocinas inflamatórias. A supressão do apetite ocorre mediante ação serotoninérgica, tanto pela maior produção, como da menor recaptação de serotonina.

Um estudo recente avaliou a eficácia da G. cambogia associada ou não com um fármaco utilizado para controle de peso em indivíduos com sobrepeso e obesidade (Orlistat) sobre a composição corporal e risco cardiometabólico. O Orlistat é um medicamento inibidor específico de lipase gástrica (47-91%) e de lipase pancreática (51-82%). Este medicamento não tem ação sobre outras enzimas e não é absorvido, não provoca ações sistêmicas, porém pode propiciar distúrbios gastrointestinais locais que incluem a redução da absorção de vitaminas lipossolúveis (vitamina A, D, E, K), flatulência e aumento da frequência de defecações. Os resultados deste estudo mostraram redução de peso corporal, índice de massa corporal (IMC) e melhora do perfil lipídico com uso de Orlistast e Garcinia cambogia isolados, porém apenas a Garcinia promoveu melhora no perfil cardiometabólico. Ademais, a combinação de Garcinia e Orlistat mostrou resultados superiores a ambos os grupos anteriores para os parâmetros supracitados e reduziu os efeitos colaterais do medicamento.

Suplementos alimentares á base de Garcinia cambogia são bastante eficazes para o emagrecimento, contudo para o estabelecimento desta e de outras estratégias nutricionais para emagrecimento busque orientações individualizadas com um Nutricionista.

 

Este texto foi escrito por Ismael Oliveira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.