Sem categoria

Fibras Alimentares

As fibras alimentares são carboidratos não digeríveis que compõem um vegetal. Elas têm diversos benefícios para a saúde e podem ser encontradas em variadas fontes, como: grãos, frutas, folhosos e alguns suplementos.

As fibras apresentam destaque devido aos efeitos no controle da glicemia e colesterol no sangue.  Elas também auxiliam na regulação da função e no tratamento de distúrbios intestinais, pois colabora para a integridade da mucosa e favorece o trânsito nessa região. Ademais atuam no aumento da  viscosidade do bolo alimentar, diminui a atividade de certas enzimas digestivas, influencia diretamente na taxa de digestão e absorção de nutrientes. Vale destacar ainda seu papel na prevenção de doenças como o câncer de intestino, diabetes mellitus, obesidade, problemas cardiovasculares, além de propriedades laxativas.

É interessante ressaltar a fibra de milho solúvel, visto que os estudos relatam que o consumo dessa fibra melhorou a absorção de cálcio em mulheres na pós-menopausa. Um resultado similar foi observado com jovens que utilizaram essa fibra, além da mudança na microbiota intestinal, que ficou mais adequada, uma vez que promoveu a seletividade da proliferação de bactérias desejáveis. Assim é possível perceber o impacto delas com prebiótico, laxativo e melhora da saúde óssea.

As fibras alimentares são estratégias interessantes e práticas para serem associadas como ingredientes às preparações, por exemplo, no bolos, tortas, biscoitos e suplementos, uma vez que aumenta o aporte nutricional e obtém os benefícios que elas proporcionam. Entretanto para utilizar todos os benefícios delas com a máxima eficiência e segurança busque orientação com um profissional capacitado, o Nutricionista.

Este texto foi escrito por Ingrid Santana, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos.

Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mailnutricao@sncsalvador.com.br.

Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.