#maislife Health Nutritions Suplementos

Complexo B: vitaminas para saúde!

As vitaminas são essenciais na transformação de energia, mesmo que não sejam fontes. Melhoram a pele, a oxigenação das células, auxiliam no funcionamento do metabolismo e ajudam nos processos de cura e rejuvenescimento. Sendo assim, cada um dos micronutrientes é importante, pois exercem funções específicas, essenciais para a saúde das células e para o funcionamento harmonioso entre elas.

Sendo necessárias em pequenas quantidades, mas diariamente, uma oferta adequada de vitaminas se dá principalmente pela variedade de alimentos da dieta e, por complemento, através de suplementos ditos multivitamínicos, por exemplo.

As vitaminas do complexo B, especificamente, são 8: tiamina (B1 ), riboflavina (B2 ), niacina (B3 ), ácido pantotênico (B5 ), piridoxina (B6 ), biotina (B7 ), ácido fólico (B9 ), cianocobalamina (B12) e são essenciais para diversas funções no organismo como metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios e, apesar das semelhanças que fazem com que estas componham um complexo, contam ainda com funções especializadas. Didaticamente, podemos destacar algumas funções relevantes encontradas na ciência sobre essas vitaminas, como, por exemplo:

– Riboflavina com importante efeito neuroprotetor no tratamento de doenças neurológicas, como o Parkinson e distúrbios da dor, sendo a enxaqueca já estudada. Isso por seu efeito antioxidante direto e por participar do ciclo de formação de um importante antioxidante produzido no nosso corpo, a glutationa. Por efeito, o uso da B2 reduz a inflamação, a liberação de substância neurotóxicas, fortalece a defesa antioxidante e o funcionamento das mitocôndrias, agindo, portanto, contra os causadores das doenças neurológicas;

– Ácido Fólico, que promove a saúde dos cabelos e da pele, além de ser essencial na síntese de DNA. A vitamina B9 fornece nutrientes para garantir a manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso;

– A tiamina mantém o sistema nervoso e circulatório em bom funcionamento. Previne o envelhecimento, melhora a função cerebral, combate a depressão e a fadiga, participando do sistema de fornecimento de energia do corpo humano;

Esses exemplos são muito úteis para ampliar a nossa visão sobre o quão atuantes são essas vitaminas no processo de manutenção do bom funcionamento do corpo e como promotores da saúde humana. Apesar das suas especificidades, o sucesso dessas vitaminas acontece pelo ambiente harmônico criado pelo consumo de todas elas com frequência! Ou seja, comer bem, alimentos variados, refeição com cores e como um hábito é essencial para ofertar tais vitaminas. O nutricionista é o profissional indicado para ajustar as suas necessidades de consumo de cada nutriente, permitindo assim um trabalho sinérgico entre as vitaminas, o que nos traz um resultado daqueles que sempre esperamos e desejamos: um corpo saudável!

“Este texto foi escrito por Juliana de Andrade, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

 

Deixe um comentário