Sem categoria

Estratégias Suplementares Para o Boxe

O boxe é um dos mais antigos esportes de combate em toda cultura humana, historicamente conhecido como pugilismo e intitulado de “arte nobre”. De acordo com a Associação Internacional de Boxe a primeira prova de sua existência foi descoberta no Egito (3000 A.C.).

Para que o indivíduo seja bem sucedido na prática do boxe, é necessário uma boa composição corporal, bom condicionamento aeróbico e principalmente anaeróbico. Estima-se que o boxe demande entre 70 – 80% da capacidade anaeróbica e 30 – 20% da capacidade aeróbica. Geralmente o treino de boxe exige muito pela sua alta intensidade, pois além do aprimoramento das técnicas de combate, envolve outras modalidades esportivas como o treinamento resistido (musculação) e treinamento aeróbico (corrida).

De acordo com as regras do boxe moderno, os pugilistas devem ser enquadrados em categorias de peso, por conta disso, é muito comum os lutadores optarem por estratégias drásticas de redução de peso para disputar em categorias mais leves. Desta forma, muitos adotam uma rotina alimentar inadequada com severas restrições, associado ao uso de técnicas de desidratação (utilização de diuréticos e laxantes, treinar com roupas antitranspirante, sauna e até mesmo restrição de líquidos). Essa conduta é um protocolo utilizado em períodos próximos a competições, já que é necessário “bater o peso” desejado um dia antes da luta. Apesar de ser uma prática amplamente difundida não só no boxe, mas em diversos outros esportes de combate, é algo que prejudica o desempenho e a saúde do indivíduo.

Avaliando as necessidades de um boxeador algumas estratégias suplementares trariam benefícios ergogênicos e nos parâmetros físicos, principalmente se o atleta costuma utilizar das estratégias discutidas acima, nesse caso a suplementação também serviria como um fator de proteção à saúde.

A beta-alanina é um aminoácido que contribui para a redução da fadiga muscular, diminui a acidez gerada pelo exercício. Seu uso em boxeadores é capaz de aumentar a força e potência aplicada nos golpes, e a quantidade de socos distribuídos durante os “rounds”.

A creatina é uma ótima alternativa para exercícios anaeróbicos que exigem força e explosão nos movimentos, característica presente no boxe. A suplementação de creatina além de proporcionar o aumento de força, melhora a contratilidade muscular, aumenta a resistência e concentração de glicogênio muscular.

O HMB (beta-hidroxi-beta-metilbutirato) metabólito da leucina, possui um grande potencial anticatabólico, inibe o processo de degradação proteica no organismo (perda de massa magra) e apresenta potencial anabólico pela modulação da expressão do IGF-1 (fator de crescimento semelhante a insulina) e da via mTOR. O uso do HMB em praticantes de esporte de combate favorece a perda de gordura e ganho de massa muscular.

Outras estratégias que podem ser adotadas seriam: suplementos proteicos (whey protein e hiperproteicos), visando recuperação muscular e complemento alimentar no aporte proteico dietético; carboidratos complexos (waxy maize e palatinose) também são sugeridos pensando na promoção de energia de forma eficiente antes e intra treino, quando este tiver duração prolongada; e devido a alta exposição ao risco de lesões por se tratar de um esporte de contato físico, a utilização dos joints seria uma forma de prevenção, agindo na proteção articular.

O boxe possui muitas particularidades e para se obter um bom rendimento nesse esporte uma dieta adequada ao perfil do atleta é crucial. A suplementação alimentar para esse público é grande aliada para contribuir com a performance e promover qualidade de vida. Diante disso, torna-se evidente a importância do nutricionista para melhor orientação nutricional e prescrição suplementar.

“Este texto foi escrito por Bryan Stolze, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.