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Suplementação de Carboidratos e Emagrecimento

Os carboidratos são a principal fonte energética em exercícios físicos, sendo cruciais para atenuação da degradação das reservas corporais e diminuição da fadiga muscular, considerados relevante fator ergogênico. A “carbofobia” é comum àqueles que objetivam a redução de gordura corporal, contudo há carboidratos que podem ser utilizados com objetivo de performance sem impactos negativos à composição corporal.
O Waxy maize é um carboidrato derivado do amido de milho e é modificado para conter maior teor de amilopectina versus amilose, a amilopectina possui ligações alfa 1-6 glicosídicas nas ramificações da sua cadeia polimérica, este tipo de ligação não tem muita afinidade com as amilases secretadas no trato gastrointestinal, alterando a sua digestibilidade e diminuindo assim o índice glicêmico e insulinêmico deste carboidrato. No processo de emagrecimento, é importante controlar a atividade insulínica, para evitar que esse hormônio de característica anabólica, sinalize acúmulo de gordura.  O mesmo ocorre com a Palatinose (Isomaltulose), um carboidrato similar a sacarose (açúcar de mesa), porém com modificação na sua ligação glicosídica. Ambos quando comparados a outros carboidratos como a maltodextrina ou dextrose, trazem respostas menores quanto ao perfil insulínico e glicêmico e ainda promove maior mobilização de gordura corporal.
Outra estratégia positiva é a suplementação de Ribose, um carboidrato constituinte da Adenosina Trifosfato (ATP), uma fonte energética para o exercício muscular. O ATP é depletado após exercícios físicos e a sua recuperação insuficiente pode impactar negativamente nos treinos futuros, principalmente em indivíduos não treinados. A suplementação de 10g de ribose consegue aumentar potência muscular e diminuir percepção de esforço. Sendo uma estratégia bastante positiva, pois, além disso, não altera o perfil glicêmico e insulínico.
A redução do consumo de carboidrato não é uma regra para estratégias nutricionais de redução de gordura corporal, contudo para o estabelecimento de estratégias nutricionais para melhorar a composição corporal, procure orientações individualizadas com um Nutricionista.

Este texto foi escrito por Ismael Oliveira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

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