Sem categoria

Multivitamínicos no tratamento da acne

A acne vulgar é uma dermatose multifatorial que ocorre com maior frequência durante a puberdade. Estudos recentes apontam a correlação da deficiência de vitaminas e minerais com maior incidência de “espinhas”. Assim, o consumo adequado de micronutrientes através de uma dieta individualizada e com auxílio da suplementação de multivitamínicos mostra-se como uma estratégia viável e eficaz para a prevenção, redução e tratamento da acne.

Os multivitamínicos são suplementos dietéticos que trazem uma variedade de vitaminas e minerais de consumo necessário, e estes nutrientes agem como cofatores enzimáticos e reguladores de processos metabólicos, participando de reações necessárias para o bom funcionamento do organismo. Podem ser compostos de vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis, além dos minerais-traço. Seu uso é indicado para complementação da dieta, em quadros de hipovitaminose ou em estratégias terapêuticas que tenham maior requerimento de nutrientes.

Um grupo de pesquisadores (Ozuguz e colaboradores, 2014) avaliaram que pacientes com acne moderada e grave apresentavam deficiência de vitaminas A e E, além de zinco. Inclusive, notaram uma correlação negativa entre os dois últimos nutrientes, isto é, quanto menor os níveis de vitamina E e zinco nos participantes da pesquisa, mais grave o grau da acne.

A vitamina A reduz a produção de sebo pelas glândulas sebáceas e diminui a oleosidade da pele. Vários produtos de indicação dermatológica possuem derivados da vitamina A, mas o consumo de alimentos fontes, associados com a suplementação oral, apresentam resultados significativos.

O zinco atua através da regulação hormonal, atividade bacteriostática (controla o crescimento bacteriano) e reduz a produção de citocinas pró-inflamatórias. A deficiência de zinco é muito comum na adolescência, principalmente no sexo masculino, e a inserção deste mineral na dieta bem como a suplementação resulta em um controle eficaz.

Outros nutrientes, como a vitamina C e o selênio também são bastante interessantes. O selênio protege o organismo contra ação dos radicais livres, pois a atividade da glutationa peroxidase, uma enzima importante para detoxificação e defesa antioxidante é dependente deste mineral. A deficiência de selênio também é comum na incidência de acne e a sua suplementação, principalmente em conjunto com a vitamina E, traz resultados interessantes para controle e tratamento da acne.

A vitamina C fortalece a imunidade, ajuda na cicatrização e participa ativamente da produção do colágeno. Assim, o consumo regular deste poderoso antioxidante também contribui para melhorar a aparência da pele, neste caso, o consumo alimentar é suficiente para garantir boas doses. A vitamina D tem papel fundamental no tratamento de doenças de pele, como dermatite atópica e psoríase. Estudos recentes já apontam deficiência de vitamina D em indivíduos com acne, e a suplementação costuma resultar em redução da inflamação e das lesões causadas pela condição.

Os micronutrientes estão bem evidenciados como opções seguras (nas doses recomendadas pelas DRIs – Ingestão Dietética de Referência) e eficazes na prevenção, controle e combate da acne. Assim, a suplementação deste recurso é uma alternativa, e pode ocorrer através de multivitamínicos e multiminerais combinados, por exemplo.

Lembre-se sempre que o nutricionista é o profissional adequado para escolher as melhores doses e momento de uso para o seu contexto! Além disso, uma dieta variada e rica em antioxidantes também é fundamental para o alcance máximo dos resultados via suplementação de micronutrientes.

Este texto foi escrito por Bárbara Alves, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.