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Hipercalóricos na Hipertrofia Muscular

O corpo humano gasta energia todo tempo para manter o funcionamento de maneira correta e executar as atividades do nosso dia-a-dia. Tendo tantas funções importantes que necessitam de energia, o ganho de massa muscular acaba ficando em segundo plano, enquanto o corpo prioriza essas funções. Pensando nisso, só é possível ganhar massa muscular mantendo balanço energético positivo, isto é, ingerir mais energia (calorias) do que você gasta no dia. Fazer com que o corpo utilize o necessário para manter as funções vitais e assim, usar o excesso para o crescimento muscular.

Algumas pessoas que praticam exercícios resistidos, como levantamento de peso e o bodybuilding, utilizam uma variedade de suplementos nutricionais de alta caloria para ganhar massa corporal, massa muscular e força muscular. A maioria dos suplementos contêm grandes quantidades de energia, sob a forma de carboidrato e proteínas, ou alguma combinação dos dois. Hipercalóricos são exemplos destes suplementos, compostos por quantidades variadas de proteínas, carboidratos e lipídeos. Podem ser enriquecidos com vitaminas e minerais e têm o objetivo de fornecer grande quantidade de calorias em pequenas quantidades de produto, auxiliando no ganho e manutenção de peso em indivíduos com elevado metabolismo energético.

São suplementos compensadores por possuírem concentração variada de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras), visam a adequação nutricional do indivíduo. Os alimentos compensadores devem ter os seguintes requisitos: menos que 90% de carboidratos; do teor de proteínas presente no produto, no mínimo 65% devem corresponder à proteína de alto valor biológico; e a relação de 1/3 gordura saturada, 1/3 de gordura monoinsaturada e 1/3 de gordura polinsaturada. Esses produtos se destinam a complementar a dieta de pessoas que, por algum motivo, não conseguem satisfazer suas necessidades energéticas, devido ao baixo consumo de calorias.

Existem diversas marcas no mercado e a quantidade de calorias e nutrientes varia muito entre elas. Dependendo da composição, a dosagem e o fracionamento podem variar, porém, é importante lembrar que esse tipo de suplemento é para ser associado à uma refeição, e não substituí-la. É preciso tomar alguns cuidados com o consumo de hipercalóricos, pois o uso de forma incorreta ou desnecessária pode levar a acúmulo de gordura, visto que em sua grande maioria, percebemos que o carboidrato presente provem de Maltodextrina que é de alto índice glicêmico, podendo gerar pico de insulina indesejado, levando ao acúmulo de gordura.

Por isso, para que se alcance os resultados desejados, torna-se necessário a busca de um profissional capacitado para que possa indicar o hipercalórico mais adequado, pensando na necessidade de cada individuo, perfil nutricional do produto, dosagem e fracionamento oportunos. Algumas estratégias também são pensadas para melhorar o perfil nutricional, entre elas existe a combinação com alimentos fontes de proteínas e fibras para atrasar a absorção daqueles produtos mais ricos em carboidratos simples e otimizar o conteúdo aminoacídico.

Este texto foi escrito por Felipe Araújo, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

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