Sem categoria

Taurina e exercício físico

O exercício físico promove adaptações musculares importantes, como o aumento da massa muscular, biogênese mitocondrial, angiogênese e condicionamento muscular e cardiovascular. Mas, em exercícios físicos exaustivos sem recuperação adequada pode ocorrer lesão muscular por meio do processo inflamatório gerado e elevada produção de radicais livres e esta lesão muscular impacta diretamente no desempenho. A suplementação de alguns aminoácidos promove efeitos anticatabólicos importantíssimos, dentre elas a taurina.
A taurina é um aminoácido não essencial com ação antioxidante e com outras propriedades, como modulação do fluxo de cálcio, regulação de mediadores antiinflamatórios, melhora do perfil lipídico, síntese de proteínas mitocondriais, estabilização de membranas celulares e inibição da apoptose.
A suplementação de taurina vem sendo estudada para atenuação de fatores inflamatórios, estresse oxidativo e redução de dor muscular tardia, porém também pode atenuar lesão muscular em exercícios físicos intensos. Em alguns estudos a suplementação de taurina na dose de 3g promove atenuação da perda de massa muscular e diminuição de marcadores de estresse oxidativo.
Sua ação antioxidante e antiinflamatória ocorre a partir da sua ação de neutralização do ácido hipocloroso, um oxidante potente, formando Taurina-cloramina (TauCl). O TauCl inibe mediadores inflamatórios como o ânion superóxido, óxido nítrico, fator de necrose tumoral e interleucinas (IL-6, IL-8, IL-12), prostraglandinas e enzimas proteolíticas. Além disso, é um potente ativador do NRF2 que aumenta a expressão de enzimas antioxidantes. A melhora do status antioxidante promove uma melhor viabilidade celular, reduzindo a perda de massa muscular.
A oferta de aminoácidos periexercício traz inúmeros benefícios como a melhora do desempenho físico através da diminuição de dor muscular tardia e fadiga e através do aumento ou manutenção da massa muscular, contudo para a adoção desta e de outras estratégias nutricionais busque um Nutricionista.

“Este texto foi escrito por Ismael Oliveira, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).”

Posts relacionados

A Influência do Zinco Sobre a Produção de Testosterona

Bryan

Creatina para endurance

Rafael Teixeira

Efeito EPOC e emagrecimento

Camila Rheinschmitt

Deixe um comentário