Sem categoria

Você conhece a Rhodiola crenulata?

A Rhodiola crenulata é uma erva nativa das regiões alpinas do hemisfério norte. A maior parte dessa espécie cresce em montanhas elevadas de 3500 – 5000m e é considerada uma planta selvagem rara, reconhecida pelo seu alto grau adaptativo de se desenvolver em um ambiente pobre em oxigênio, com baixa temperatura, com grande diferença de temperatura diurna e sobre forte radiação ultravioleta (UV).

É muito comum seu uso na medicina tradicional asiática no tratamento de asma, na estagnação do fluxo sanguíneo, dor cardíaca, complicações vasculares decorrente de derrame cerebral e diabetes. Os benefícios do uso do extrato de Rhodiola crenulata (ERC) são atribuídos às suas propriedades anti-inflamatória, radioprotetora e antioxidante.

Já foi descrito a capacidade protetora seletiva do ERC sobre células saudáveis submetidas ao estresse. Um modelo experimental de estudo com células humanas cancerígenas e saudáveis na presença de ERC, submetidas a radiação gama, resultou na morte apenas das células cancerígenas. Este resultado mostrou-se importante na qualidade do tratamento radioterápico para os indivíduos com câncer que realizam esse tipo de procedimento.

Outro resultado interessante com o uso do ERC foi em um estudo demonstrando melhora no metabolismo de carboidratos e gorduras em células hepáticas de ratos. Nesse experimento observou-se redução do acúmulo de gordura, via inativação de enzimas chaves do processo de lipogênese (formação de gordura). Além disso, o ERC foi capaz de suprimir a gliconeogênese (formação de glicose através de compostos não derivados de carboidratos). Esse achado demonstrou possível potencial desta planta no tratamento de portadores da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA).

Este fitoterápico possui sem dúvidas propriedades promissoras na aplicabilidade de diversas doenças, mas os estudos ainda são realizados em animais e não podem ser considerados suficientes para toda a clínica humana. Seu extrato pode ser encontrado em alguns suplementos nutricionais de categorias distintas, já que os possíveis benefícios são vastos.

Caso tenha se interessado pela suplementação da Rhodiola, consulte seu nutricionista, desta forma você será melhor orientado pelo profissional mais qualificado para esta função.

“Este texto foi escrito por Bryan Stolze, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).”

Posts relacionados

BPA

Marcelo Caldas

As frutas engordam?

Helen Costa

Carnitina e desempenho

Rafael Soeiro

Deixe um comentário