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Conhecendo os Suplementos Alimentares

Há quem diga que os suplementos vieram para substituir a alimentação. “Será que agora viveremos de pílulas?” -questionam alguns indivíduos. Mas, se você conseguisse isolar algumas substâncias de alguns alimentos, afim de melhorar disposição, foco, desempenho esportivo e nos estudos, contribuir para o emagrecimento, prevenir doenças de modo geral? Pois é! Para quem sabe utilizar os suplementos alimentares atualmente, as funcionalidades prometidas serão cumpridas.

A ANVISA classifica os suplementos como alimentos designados para atletas, mas a recomendação nutricional vai além. A exemplo, existem as seguintes situações que podemos ponderar:
Em uma xícara de café, é possível encontrar entre 45-70mg de cafeína, capaz de ser estimulante e a depender da quantidade que o indivíduo vai tomar de café, e do organismo, pode contribuir para o rendimento em treinamentos físicos e longos períodos de estudo. Sua suplementação é feita através da cafeína anidra, uma forma sintética com capacidade de concentrar uma quantidade maior do composto ativo em cápsulas. Essa forma pode ser oferecida para quem não gosto do café e pretende desfrutar de seus benefícios e/ou para quem pretende potencializar os efeitos. Outros compostos como a laranja amarga, o guaraná e o chá verde também são estimulantes, possuem propriedades que contribuem para o emagrecimento e podem ser encontrados em cápsulas associados. A esses compostos damos o nome de termogênicos.

Para lanche, shakes proteicos que contribuem para o emagrecimento, previnem a depleção de massa magra tanto para praticantes de exercício físico, quanto para hospitalizados e indivíduos obesos. Um produto nada novo no mercado, a base de proteínas em pó. Quem diria que um dia poderíamos pensar em comer feijão, arroz e whey protein? A combinação é esdrúxula, assim como o exemplo, mas pode ser utilizado para mostrar que atualmente, além de carnes, frango, ovo e peixe, possuímos proteínas em pó provenientes do soro do leite (Whey Protein), da carne, até mesmo do frango! Além das proteínas vegetais em pó, que podem ser extraídas do arroz, ervilha, amêndoa, soja e batata.

É possível citar ainda os suplementos melhoradores de performance, como Vasodilatadores, Pré-treino, Beta Alanina, Creatina, BCAA que combinam aminoácidos ou são aminoácidos isolados, promovendo efeitos diversos no corpo, com principal objetivo: aumentar o rendimento dos indivíduos.

E para a saúde de modo geral, por quê não o ômega 3? Esse suplemento pode ser indicado para finalidades que vão além da memória e coração, como dores articulares, cólicas, enxaquecas… O  ômega 3 é principalmente encontrado em peixes de águas frias e profundas, ou também em cápsulas de soft gel.

Ainda há uma vasta gama de suplementos direcionados para a melhora da saúde, de órgãos e até mesmo de organelas citoplasmáticas, como é o caso da Coenzimas Q10. Entretanto, para verificar a necessidade de suplementos ainda que seja para promover a praticidade no cotidiano, o ideal é procurar o profissional mais indicado para isso, um nutricionista!

Este texto foi escrito por Caroline Lima, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
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