#maislife Health Health Nutrition Nutritions Suplementos Workouts

Compulsão Alimentar: Quais Suplementos Podem Ajudar?

A compulsão alimentar é definida como o consumo anormal de uma grande quantidade de alimentos, junto a sensação de perda de controle sobre a alimentação. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a prevalência de compulsão alimentar na população geral, identificada por meio de entrevista clínica, era de 1,4% em 2013. Prevalências superiores (entre 15 e 30,1%) foram obtidas em indivíduos que buscaram tratamento para perda de peso e valores ainda mais superiores (acima de 50%) foram identificados em indivíduos candidatos à cirurgia bariátrica.

Existem alguns comportamentos que acompanham aqueles que sofrem de compulsão alimentar. Entre eles estão: comer mais rápido do que o normal; comer quando não está com fome; continuar comendo mesmo quando já está saciado; comer sozinho ou em segredo; sentir-se triste ou culpado por comer demais; entre outros. Além disso, é possível caracterizar a compulsão de acordo com os episódios semanais. Sendo leve de 1 a 3 episódios por semana, moderada de 4 a 7 vezes por semana e grave de 8 a 13 episódios semanais.

Apesar da causa dos transtornos alimentares não serem bem elucidadas, é sugerido que os nutrientes ingeridos através da dieta ou suplementação influenciam no tratamento destes problemas. Há o envolvimento de neurotransmissores na regulação do apetite. A serotonina, por exemplo, pode inibir o apetite, enquanto a noradrenalina pode estimulá-lo.

Estudos demonstram que uma dieta hiperproteica pode promover a saciedade e reduzir os episódios de compulsão semanais. Além das proteínas, o ômega 3, mostra-se um suplemento promissor, visto que os déficits de ômega 3 poderiam estar relacionados com uma disfunção inflamatória e aumento da oxidação e estresse em diferentes transtornos psiquiátricos. Numerosos estudos mostram deficiências nutricionais de ômega 3 na depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, desordem bipolar, esquizofrenia, entre outros. Além disso, a suplementação de ômega 3 pode também aumentar a leptina (hormônio da saciedade), importante também para o controle da compulsão alimentar.

Suplementos como Triptofano, Colina, Mucuna e Probióticos também podem contribuir para o controle da compulsão alimentar. Pois, possuem forte relação com neurotransmissores que podem estar desregulados nestas situações clínicas. Contudo, existe uma importância muito grande da saúde psicológica nessas situações. E por isso, é necessário a combinação dos profissionais de nutrição e psicologia para um tratamento mais eficaz.

Este texto foi escrito por Felipe Araújo, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Posts relacionados

Picolinato de Cromo X Resistência à Insulina

Felipe Araújo

Suplementação proteica para veganos

Marcelo Caldas

Rutina: Benefícios para a saúde

VITORIA MELO

Deixe um comentário