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Saiba como a Nutrição pode potencializar a sua corrida

A busca por alto desempenho tem sido constante em praticantes de corridas. Ultimamente a ciência avançou significativamente e possibilitou recursos para melhora dos resultados, sejam de atletas profissionais ou amadores. Desse modo, a intervenção nutricional consiste em um desses artifícios com o intuito de potencializar os resultados por meio de gerenciamento de estratégias alimentares, atendendo as demandas fisiológicas do atleta/desportista.

O recurso ergogênico mais utilizado em exercícios de longa duração é a cafeína, desse modo, grandes estudos relatam que o uso em até 1 h antes da prova irá melhorar a performance devido às propriedades estimulantes e também por poupar o glicogênio durante o exercício.

Consta na literatura que a queda no desempenho está associada com a diminuição da glicemia e depleção dos estoques de glicogênio. Sendo assim, o efeito de dietas ricas em Carboidratos (CHO), controlada por nutricionistas, eleva o rendimento por poupar as reservas e favorecer a produção energética.

A hipoidratação também é um fator determinante para o desempenho, visto que a água ingerida possui o objetivo de equilibrar a temperatura corporal e ao decorrer da atividade há perda constante de líquido, por isso, a suplementação de eletrólitos é utilizada com finalidade de evitar esse quadro. Os eletrólitos também conduzem cargas elétricas com o intuito de manter a homeostase em processos fisiológicos. Esses micronutrientes mantêm, por exemplo, a distribuição equilibrada de água e regularidade na pressão osmótica em diversos sistemas corporais. Desse modo, a distribuição eletrolítica correta, auxilia na regulação da função adequada do sistema muscular, no envolvimento nas reações de oxidação/redução e desempenham papéis de cofatores para as enzimas. Com isso, o consumo de líquidos e hidratação inadequados podem ocasionar em balanço negativo na homeostase dos eletrólitos, favorece ineficácia em algumas funções fisiológicas, sendo mais importante essa reposição em sessões prolongadas de treinamento ou competição que ultrapasse 1 hora de exercício, visto que há uma perda significativa desses compostos pelo suor. A redução na água corporal e o inadequado equilíbrio eletrolítico podem ocasionar exaustão por calor, sobrecarga no sistema cardiovascular, entre outros distúrbios.

Um dos eletrólitos mais importantes é o Magnésio, mineral essencial para o corpo humano, desempenha papel fundamental na manutenção da saúde. Como o segundo íon mais presente no meio intracelular, na forma de Mg²+, está envolvido em mais de 600 reações enzimáticas, incluindo a síntese proteica. Além de ser um cofator para inúmeras reações enzimáticas, abrange o metabolismo energético, crescimento celular, glicólise, o íon pode se ligar com adenosina trifosfato (ATP) para formar o complexo Mg-ATP. Esse complexo funciona como a fonte de energia primária e é indispensável para muitas funções fisiológicas, incluindo a condução nervosa, a contração muscular e a regulação da pressão arterial.

Um dos mecanismos utilizados para aumentar os estoques de glicogênio e consequentemente o rendimento em corridas longas é a supercompensação de CHO, que consiste em diminuir semanas antes da competição a oferta de CHO para depletar os níveis de glicogênio durante o treino, seguido de uma dieta hiperglicídica dias antes da prova, em conjunto com treinos leves. Com isso, o metabolismo gera adaptações onde as concentrações de reservas serão maiores no dia da prova e possivelmente resulta na melhora de performance. Em contrapartida, pode haver um ganho de peso com esse aumento de estoque de glicogênio, cabe ao profissional analisar se será uma estratégia vantajosa. Para determinar a melhor estratégia nutricional para corrida, busque um nutricionista.

Este texto foi escrito por Luiz Alberto Sena, baseado em artigos científicos.

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