Health Suplementos

Óleo de cártamo e perfil glicídico

O óleo de cártamo é extraído das sementes da planta Carthamus tinctorius, popularmente conhecida como açafrão-bastardo, falso açafrão ou cártamo, pode ser encontrado na forma de cápsulas. O óleo é formado por ácidos graxos mono e poli-insaturados, os ômegas 9 e 6 respectivamente, especialmente o ácido linoleico conjugado (CLA), além disso, é fonte de alfa-tocoferóis (vitamina E), o que contribui para o seu efeito antioxidante.

Muitos benefícios são descritos sobre a suplementação de óleo de cártamo, dentre eles estão a  melhora do perfil glicídico e resistência à insulina, condição esta que a capacidade da insulina em estimular a utilização da glicose é diminuída, seja por baixa produção ou falha nos seus receptores.

Além disso, o número de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 cresceu cerca de 61,8% nos últimos dez anos, segundo dados da OMS, estima-se que cerca de 16 milhões de brasileiros sofrem com a doença. Estudos realizados com mulheres obesas portadoras de diabetes tipo 2 demonstraram efeitos positivos na melhora da sensibilidade à insulina, diminuição da glicemia de jejum e da hemoglobina glicada (HbA1c).

O óleo de cártamo possui diversos benefícios para a saúde e pode ser utilizado em diversas estratégias nutricionais, pessoas com excesso de peso, portadores da síndrome dos ovários policísticos (SOP) e diabéticos podem se beneficiar com esta suplementação,  mas para isso é importante se consultar com um nutricionista especializado para orientar a melhor forma de uso para o seu caso.

Este texto foi escrito por Larissa Arnold, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário