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O Poder da Pimenta!

A pimenta é um vegetal que está presente na culinária de várias comunidades e culturas em todo o mundo desde 7000 a.C. Historicamente foi aplicada na coloração e conservação de alimentos e medicamentos.

As espécies do gênero Capsicum spp. (pimenta-vermelha), além de servirem como especiaria, tempero, condimento e até mesmo alimento principal, seus frutos colhidos apresentam propriedades anti-inflamatória, antioxidante, antimutagênica e quimiopreventiva.

Já a Piper nigrum, conhecida como pimenta-do-reino (fonte de piperina), também é descrita com propriedades semelhantes às da Capsicum spp., entretanto, com menos “potência”, já que a pimenta-vermelha apresenta um potencial na proteção contra os radicais livres maior. Hoje seu principal benefício é aumentar biodisponibilidade de outras substancias bioativas.

Os compostos alcalóides e ácidos graxos (saturados e insaturados) são os responsáveis pela principal características de certas pimentas que é o ardume ou o nível de pungência (escala que classifica o nível de ardor das pimentas cultivadas). Dentre os 14 compostos capsaicinoides já identificados, a capsaicina é a mais abundante na pimenta-vermelha, além de ser a mais picante também.

Muitos estudos descrevem diversas aplicabilidades da capsaicina devido: a sua propriedade analgésica (uso tópico) no tratamento de dores articulares e como anestésico na clínica odontológica; bactericida, inibindo o crescimentos de micro-organismos (importante na produção e conservação de alimentos); e antiobesogênico, auxiliando no processo de redução de gordura corporal.

Não é atoa que alguns produtos voltados para o emagrecimento adicionam pimenta-vermelha em sua composição. Estudos apontam que esse composto consegue estimular o recrutamento de tecido adiposo marrom, simulando o mesmo efeito do frio para aquecer o corpo, aumentando a termogênese do organismo e a queima de gordura.

No mercado de suplementos é possível encontrar produtos que possuam fonte de capsaicina, principalmente termogênicos e pré-treinos. Caso tenha interesse em suplementar tais produtos, converse com seu nutricionista para ser melhor orientado.

“Este texto foi escrito por Bryan Stolze, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).”

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