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Aveia: Um Grande Aliado Para Sua Saúde!

Bom, barato e muito prático de ser incrementado na alimentação, a aveia é um alimento funcional importante que deveria sempre estar presente em alguma de nossas refeições. Você tem ideia do potencial da aveia em nossa saúde??

A aveia (Avena sativa L.) é um cereal que apresenta um excelente valor nutricional e possui um destaque dentre os outros cereais devido ao seu aporte energético e nutricional bem equilibrado. Essa característica deve-se à composição deste alimento, pois, é fonte de aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e sais minerais que exercem um papel fundamental no bom funcionamento do organismo humano.

Contudo, é o perfil das fibras da aveia que garante maior parte dos seus benefícios. Em média, seu teor de fibras alimentares varia de 9% a 11%. E são as β-glucanas (fibras solúveis presente em grande quantidade na aveia) responsáveis pelos efeitos clínicos significativos para a saúde.

A propriedade mais bem descrita na literatura científica, é o efeito hipocolesterolêmico que as β-glucanas possuem, capazes de forma muito efetiva reduzir os níveis de colesterol sérico, alterando positivamente a razão entre o LDL e o HDL em indivíduos com taxas alteradas.

Uma outra funcionalidade desta fibra é no controle glicêmico, já que seu consumo adequado promove uma redução da absorção de glicose, principalmente em indivíduos diabéticos.

Além disso tudo, as fibras presentes na aveia tem a capacidade de retardar o esvaziamento gástrico, proporcionando uma sensação maior de saciedade.

E ainda tem mais! Estudos apontam que a ingestão regular deste alimento aumenta o fator de proteção contra o câncer de cólon.

Entretanto, é importante lembrar que quanto menos processado for o produto mais fibras ele terá em sua composição. Por isso, sempre é preferível optar pelo farelo de aveia por concentrar o maior teor de β-glucana.

Viu só que SUPER alimento?! E ainda é um produto super acessível, você pode utilizar em diversos preparos como no mingau, em um shake com frutas, no iogurte, no preparo de pães, bolos e panquecas, para utilizar no empanamento de carnes e até mesmo ser um substituto parcial ou total da farinha de mandioca.

Mesmo sendo um alimento com muitos benefícios, é interessante que esteja em sua dieta de forma equilibrada e nas quantidades ideais para sua particularidade. Desta forma, a orientação de um nutricionista é essencial para garantir um consumo adequado dentro de um plano alimentar individualizado.

“Este texto foi escrito por Bryan Stolze, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).”

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