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Aveia: Um Grande Aliado Para Sua Saúde!

Bom, barato e muito prático de ser incrementado na alimentação, a aveia é um alimento muito importante que deveria sempre estar presente em alguma de nossas refeições. Você tem ideia do potencial da aveia na saúde??

A aveia (Avena sativa L.) é um cereal que apresenta um excelente valor nutricional, e possui um destaque dentre os outros cereais devido ao seu aporte energético e nutricional bem equilibrado. Essa característica deve-se à composição deste alimento, já que é fonte de aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e sais minerais importantes para um bom funcionamento do organismo humano.

Contudo, é o perfil das fibras da aveia que garante maior parte dos seus benefícios. Em média, seu teor de fibras alimentares varia de 9% a 11%. As β-glucanas são as fibras solúveis presente em grande quantidade na aveia, protagonistas em proporcionar efeitos clínicos importantes.

A propriedade mais conhecida e bem descrita na literatura científica, é o efeito hipocolesterolêmico que a β-glucanas possui, capaz de forma muito efetiva reduzir os níveis de colesterol sérico, alterando positivamente a razão entre o LDL e o HDL em indivíduos com taxas alteradas.

Uma outra funcionalidade desta fibra é no controle glicêmico, já que seu consumo adequado promove uma redução da absorção de glicose, principalmente em indivíduos diabéticos.

É importante lembrar, que quanto menos processado for a aveia, mais fibras ela terá em sua composição. Por isso, sempre é preferível optar pelo farelo de aveia, já que é a parte que tem o maior teor de β-glucana.

Viu só que SUPER alimento?! Além de tudo, é um produto super acessível, e você pode utilizar em diversos preparos como no mingau, em um shake com frutas, no iogurte, no preparo de pães e bolos, para utilizar no empanamento de carnes e até mesmo ser um substituto parcial ou total da farinha de mandioca.

Mesmo sendo um alimento com muitos benefícios, é interessante que esteja em sua dieta de forma equilibrada e nas quantidades ideais para sua particularidade. Desta forma, a orientação de um nutricionista é essencial para garantir um consumo adequado dentro de um plano alimentar individualizado.

“Este texto foi escrito por Bryan Stolze, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).”

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