Sem categoria

Dores articulares: Glucosamina e Condroitina

Dores nos joelhos, nas mãos e inclusive na região do quadril, é cada vez mais comum, entre os jovens até os mais velhos. Muitas vezes este incômodo é ocasionado por desgaste nas articulações, principalmente em praticantes de atividades de alto impacto como musculação, crossfit, corrida, lutas marciais e dentre outras.
Deste modo, a glucosamina e condroitina são metabólitos da glicose que compõem a cartilagem articular, onde participa da formação dos proteoglicanos, estrutura formada por carboidratos e unidas por uma proteína, responsável por conferir rigidez e elasticidade aos tecidos.
Ambas são conhecidas pelos seus efeitos anti-inflamatórios, em especial a condroitina está relacionada com diminuição das dores, estímulo para a síntese de colágeno, manutenção da cartilagem e auxilia na recuperação de lesões através da inibição de citocinas envolvidas na degradação da cartilagem. Já a glucosamina confere elasticidade, firmeza e mobilidade das articulações.
Estudos com a utilização deste tipo de suplemento, demonstram benefícios significativos e sugerem que um dos pilares para a prevenção e retardo da progressão de osteoartrite, além da dieta e gestão do peso seria justamente a suplementação com glucosamina e condroitina.
A glucosamina e condroitina possuem diversos benefícios para a saúde, na prevenção, recuperação e manutenção da saúde articular. Entretanto, para melhor aproveitar dos seus efeitos positivos, procure um nutricionista especializado para indicar a melhor forma de uso para o seu caso.

Este texto foi escrito por Larissa Arnold , baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.