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L-Carnitina e Emagrecimento: Serve ou Não?

A literatura científica tem demonstrado que a preocupação de homens e mulheres em relação à aparência física tem aumentado com o passar dos anos. As mulheres têm buscado um modelo de corpo ideal magro, já os homens um modelo mais musculoso.

A preocupação com a estética e qualidade de vida tem levado o consumidor a procurar e consumir produtos, para melhora das condições de saúde e promover qualidade de vida. A melhoria dos hábitos alimentares, a preocupação com a estética e a prevenção do surgimento precoce de doenças degenerativas por meio da ingestão de alimentos saudáveis contribuiu para aumentar as pesquisas de caracterização de alimentos e/ou nutrientes que possuem propriedades terapêuticas, além das funções nutricionais normais.

A carnitina é uma pequena molécula hidrossolúvel semelhante à vitamina, apresentando uma série de papéis essenciais no metabolismo. O papel fisiológico primário está associado com os processos de produção de energia celular através do transporte de ácidos graxos de cadeia longa (gordura) do citosol para as mitocôndrias, onde sua degradação ocorre via β-oxidação (forma que a gordura é transformada em energia).

A L-carnitina é sintetizada endogenamente no fígado, nos rins e no cérebro a partir dos aminoácidos essenciais lisina e metionina ou ingeridos por meio de produtos alimentícios à base de animais. A biossíntese da L-carnitina é responsável por apenas 25% das necessidades diárias. Assim, a suplementação na dieta ou como suplemento nutricional é requerido.

Pensando nisso, a deficiência de proteínas na dieta, seja por baixa ingestão proteica ou baixa ingestão calórica, irá influenciar diretamente nas concentrações de L-Carnitina no organismo. Diminuindo assim, a oxidação de gordura que é dependente da mesma.

Estudos demonstram que a utilização diária de 2 gramas de L-Carnitina pode ser de grande auxílio para a perda de peso. Porém, outros estudos, dizem não surtir nenhum efeito. Afinal, serve ou não serve?

Bom, depois de avaliar evidências cientificas e clínicas, foi observado que a maioria das pessoas que não sentem o efeito emagrecedor da L-Carnitina, normalmente estão em uma dieta normocalórica (com ingestão energética igual ao gasto energético) e normoproteica (com ingestão de proteínas adequada) ou, até mesmo, com a ingestão acima do que é recomendado.

Nesses casos, torna-se difícil a percepção dos resultados, visto que as concentrações fisiológicas de L-Carnitina estão normais e o corpo mantém o equilíbrio do gasto calórico igual ao da ingestão calórica, impossibilitando assim o emagrecimento eficaz. Porém, em casos de dietas hipocalóricas (com a ingestão energética menor do que o gasto energético), a suplementação de L-Carnitina parece potencializar os resultados do emagrecimento. A possível explicação para isso se deve ao fato das concentrações fisiológicas de L-Carnitina estarem abaixo do normal por causa da baixa ingestão proteica (principal fonte de L-Carnitina) causada pela baixa ingestão de calorias totais.

Sendo assim, a suplementação de 2 gramas de L-Carnitina pode potencializar estratégias de emagrecimento, disponibilizando mais L-Carnitina, transportando maior quantidade de ácidos graxos para que assim sejam oxidados. O segredo é unir a L-Carnitina às estratégias de emagrecimento, e não, esperar que ela faça a “mágica” sozinha.

Este texto foi escrito por Felipe Araújo, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

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