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Quitosana: Um aliado da dieta

Em períodos de emagrecimento, o protocolo mais utilizado é a redução do consumo calórico associado a prática de exercícios. Entretanto, umas das maiores dificuldades no que diz respeito a adesão é o seguimento nos finais de semana. Seja por conta de eventos, festas de aniversário, encontro com os amigos, entre outros acontecimentos, a suplementação de quitosana pode minimizar o impacto dessas refeições mais calóricas quando fogem da dieta. É necessário equilíbrio, mas para evitar surpresas, a quitosana – uma fibra classificada como bloqueador de gordura – pode ser suplementada nesses casos esporádicos, sendo um suplemento aliado da dieta.

O que é ?

As fibras em geral são benéficas para a saúde. Além de facilitarem a redução do consumo energético na dieta, estão associadas a prevenção de doenças e redução de colesterol – como a aveia, por exemplo. Em especial, a quitosana é uma fibra de origem animal (extraída dos crustáceos) com propriedades superiores a outras fibras, sendo considerada um alimento funcional pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pelo fato da sua capacidade de auxiliar na redução de absorção de gordura e colesterol e, portanto, associada a perda de peso.

Como age?

Após a ingestão, a quitosana atrai e se adere às gorduras como uma “esponja” no estômago. Em seguida, no intestino, essa esponja é solidificada de modo a impedir a ação das lipases (enzimas que digerem a gordura) resultando na excreção nas fezes – não sendo aproveitada pelo organismo. Para isso, utiliza-se 3 gramas por dia podendo ser fracionados antes de refeições mais gordurosas. Ainda assim, seu uso também pode ser esporádico em refeições mais livres. A título de exemplo, a utilização de quitosana antes de um jantar que foge o padrão de refeição equilibrada, resulta na menor absorção de gorduras e, por conseguinte, minimiza o impacto na dieta.

Por último, mas não menos importante, a suplementação de quitosana deve ser prescrita e acompanhada por nutricionista para melhores resultados, uma vez que sua utilização de maneira crônica e/ou indevida pode prejudicar a absorção de vitamina lipossolúveis resultando em deficiências.

Este texto foi escrito por Ramon Cardoso, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

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