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Suplementação e CrossFit: Desempenho

O CrossFit(CF) é um esporte que envolve exercícios de alta intensidade e de alto volume, abrange a otimização da condição física, aprimoramento das capacidades de resistência, força, flexibilidade, velocidade, coordenação e equilíbrio. Além de ser um esporte onde se trabalha bastante a motivação, interação e desafio entre os praticantes, alguns adeptos do CF buscam o aperfeiçoamento na composição corporal e também benefícios à saúde. Assim, como a Suplementação Nutricional pode otimizar o desempenho desses atletas durante o treino?

Carboidrato

Por ser um treinamento que utiliza predominantemente o metabolismo glicolítico, é essencial o consumo adequado de carboidratos ao longo do dia para que mantenha os estoques de glicogênio, não afetando o desempenho durante os treinamentos. Além disso, há estratégias suplementares que podem promover melhor desempenho, como o bochecho de carboidrato intra-treino.

Creatina

Em esportes em que a demanda energética envolve atividades de potência e de curta duração, em média até 13 segundos, o sistema energético predominante utilizado é o ATP-CP, pois o músculo utiliza fontes de energia já disponíveis e que podem ser utilizadas de forma imediata. Assim, a via energética ATP-CP é utilizada em grande escala nas atividades de alta intensidade e curta duração, características comuns do CF. Desse modo, a suplementação crônica de Creatina irá aumentar o estoque intracelular de Creatina-fosfato e aumentar consideravelmente a força durante o exercício.

Cafeína

Um dos principais mecanismos da cafeína é a inibição dos receptores de adenosina, além disso, ela parece exercer outras ações diretas sobre o músculo, como a facilitação da liberação dos íons Ca++ do retículo sarcoplasmático, promove melhor equilíbrio na distribuição de íons dentro e fora do músculo e resulta assim em contração mais rápida e efetiva. Portanto, a cafeína confere melhor desempenho durante as tarefas de curto prazo, máximas e de sprint. O uso em 50-60 min antes do treino promoverá aumento na capacidade de execução dos exercícios.

Beta Alanina

Ao considerar que o treinamento de CF promove grande acidez muscular por alta liberação de H+, a suplementação diária de beta alanina elevará os estoques de carnosina, exercendo assim maior capacidade de tamponamento e aumento no desempenho físico. Além disso, estudos recentes mostram que a suplementação de beta-alanina pode aumentar o rendimento físico em atividades de 30 segundos a 10 minutos de duração.

Bicarbonato de Sódio

Bicarbonato de Sódio também regula a acidez, é um dos principais contribuintes para o sistema de tamponamento no sangue. É eficiente para o desempenho quando administrado de modo agudo. Além disso,  a suplementação de bicarbonato de sódio deve ser feita via oral, pois ao cair no suco gástrico, ele se dissocia rapidamente potencializando seu efeito. Logo, para atingir o pico da concentração é recomendado que a administração seja em torno de 90 minutos. Estudos recentes indicarem que o tempo pode varia muito de pessoa para pessoa, sendo necessário estratégias individuais.

Ressalva: Toda estratégia nutricional pode ter contra-indicações, portanto, deve ser orientada por profissional habilitado, o nutricionista.

Este texto foi escrito por Luiz Alberto Sena, baseado em artigos científicos.

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