#maislife Health Nutrition Suplementos

Sono após almoço, livre-se dele!

É muito comum ouvir familiares, amigos e colegas de trabalho comentarem sobre aquele sono “gostoso” após almoçar. Este evento se tornou muito frequente e é comentado como algo rotineiro.

O sono depois do almoço é muito justificado quando se come muito, o que faz este sintoma se tornar perceptível, mas nem sempre a quantidade de alimento é diretamente associada ao aparecimento do sono pós prandial (depois de uma refeição),  pode também ser um dos sintomas clínicos para resistência insulínica e deficiência de magnésio.

A resistência à insulina é caracterizada como a diminuição da capacidade da insulina se ligar ao seu receptor.  No momento em que nos alimentamos, quando realizamos nossas refeições, o pâncreas produz mais insulina para captar a glicose circulante, mas quando esta glicose não consegue ser captada, o corpo produz mais insulina e isso faz com que o triptofano (aminoácido precursor da produção de serotonina e melatonina) seja direcionado ao cérebro e aumente o relaxamento, gerando o sono.

Já a deficiência de magnésio é diagnosticada por exames onde avaliam a concentração sérica do mineral, mas o exame não reflete o total de magnésio do corpo, já que este é também armazenado nos tecidos moles, ossos e até mesmo nos músculos. O magnésio atua como cofator em mais de 600 reações enzimáticas, dessa forma, a deficiência de magnésio é algo bem comum entre a população, e um sintoma clinico clássico de sua deficiência é o sono após o almoço e indisposição ao longo do dia.

O QUE FAZER?

Estudos trazem que a suplementação com picolinato de cromo diminui a resistência insulínica, por ele atuar no receptor de insulina, proporcionando maior captação de glicose pela mesma. Além do picolinato de cromo, a suplementação de magnésio é benéfica para redução da resistência à insulina e tratar a deficiência do mesmo.

 

E você, sente sono após o almoço? Procure um(a) nutricionista para buscar a melhor estratégia para o seu caso e diga adeus a aquele sono que as vezes atrapalha a sua rotina!

 

Este texto foi escrito por Larissa Arnold, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Posts relacionados

Benefícios das Fibras

Júlia Canto

A importância do sono

Gabriel Medrado

Como está seu sono?

Ismael

Deixe um comentário