#maislife Health Health Nutrition Nutritions Promoções e Vantagens Suplementos Workouts

Emagrecer e Secar: Quais suplementos podem ajudar?

Hoje, já existe uma busca maior por um corpo magro e definido, o que não parecia tão frequente antes. Essa preocupação estética tem feito com que as pessoas optem cada vez mais por estratégias milagrosas que possam trazer um emagrecimento rápido e eficaz, para dessa forma, alcançarem o “corpo ideal”.

O acúmulo de gordura no corpo é causado pelo balanço energético positivo, ou seja, estado de gasto calórico menor do que a ingestão de calorias. Isso pode ocorrer devido a diversos fatores, sendo alguns deles a ingestão excessiva de alimentos calóricos, o sedentarismo e fatores genéticos. Também existe influência hormonal no processo de regulação do apetite, merecendo assim uma atenção maior para a regulação do peso corporal e prevenção da obesidade.

Pensando em modular alguns desses fatores, alguns suplementos podem ser utilizados como estratégia. O café verde, por exemplo, pode impedir a digestão de alguns carboidratos e dessa forma evitar sua absorção. Além disso, o café verde pode também regular incretinas intestinais (peptídeos que controlam apetite e saciedade).

Outro suplemento interessante é o picolinato de cromo. Ele consegue completar a ativação do receptor insulínico, dessa forma, melhora a sensibilidade à insulina, quadro de grande importância para absorção de glicose. A melhor resposta a esse hormônio, reduz episódios de compulsão alimentar e desejos excessivos por alimentos doces.

O ômega 3 e o óleo de cártamo são óleos que também facilitam o emagrecimento. O óleo de cártamo age de forma direta, aumentando a lipólise (quebra da gordura) e diminuindo a lipogênese (acumulo de gordura). Porém, precisa ser associado à dieta e/ou atividade física para evitar o depósito da gordura não “queimada” no fígado. Já o ômega 3, atua no problema. A inflamação pode favorecer o acúmulo de gordura, retenção hídrica, dificultar o emagrecimento, entre outros problemas. Por conseguir modular a inflamação, o ômega 3 facilita o emagrecimento, além de ser importantíssimo para a saúde de modo geral. Especificamente, em conjunto com o óleo de cártamo, ele ainda age como um protetor hepático, reduz o risco da gordura não gasta ser acumulada no fígado.

Existem também estratégias para diminuir a retenção hídrica e garantir uma perda de peso rápida. Uma delas é a utilização de diuréticos. Existem diversos tipos de diuréticos, entre eles, temos as metilxantinas (cafeína do café, chás, e refrigerantes; teofilina de chás; e teobromina de chás, chocolate e cacau, entre outros) que foram reconhecidos há mais de 75 anos como “potentes emagrecedores” e por promoverem maior diurese. No entanto, existe uma grande diferença entre “emagrecer” e “perder peso”. No caso das substâncias diuréticas, quando usadas da forma correta, aumentam o volume urinário e diminuem a retenção de líquidos que pode ser interessante para quem busca “perder peso”, mas não ocasiona o “emagrecimento”, ou seja a redução de gordura corporal.

Apesar de todos os suplementos citados serem interessantes para o emagrecimento e a combinação potencializar o resultado, é importante que um profissional de nutrição o acompanhe para melhor aplicar estes recursos e encaixar no seu contexto.

Este texto foi escrito por Felipe Araújo, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Posts relacionados

Chlorella- o superalimento marinho

Larissa Arnold

As funções do colágeno

Juliana Miranda

Conheça os AGEs

Jaqueline Almeida

Deixe um comentário