Sem categoria

Xô celulite: 4 dicas infalíveis

A lipodistrofia ginóide ou celulite é uma alteração na estrutura da pele caracterizada por ondulações com aspecto de casca de laranja. Acomete especialmente mulheres e é decorrente do acúmulo de gordura, inflamação e retenção hídrica. Saiba como como a Nutrição pode auxiliar.

A nutrição exerce efeitos diretos sobre a saúde da pele, seja por evitar danos da radiação ultravioleta, controlar oleosidade e hidratação ou ainda controlando a rede estrutural de colágeno que sustenta a pele. A pele contém até 70% de colágeno, o que proporciona ao tecido resistência à tração. Em conjunto com fibras elásticas e ácido hialurônico, estes são constituintes estruturais mais importantes da matriz extracelular dérmica. Uma alimentação pobre em frutas e hortaliças em conjunto com aumento do peso corporal e exposição à radiação ultravioleta podem promover degradação dos componentes estruturais da pele, flacidez, rugas e celulite.

Elenco 4 suplementos para tratamento da celulite, agindo sobre os seguintes fatores: redução do percentual de gordura, atenuação da inflamação, diminuição da retenção hídrica e reestruturação das fibras de colágeno e elastina.

Para redução do percentual de gordura a suplementação de óleo de Cártamo é bastante interessante, uma fonte de ácidos graxos poliinsaturados com potencial antiinflamatório e de redução de gordura da região abdominal. Para atenuação da inflamação destaco a suplementação de óleo de Krill, uma fonte de ômega 3 mais biodisponível que óleo de peixe e linhaça. Ademais, é composto de astaxantina o mais potente carotenoide encontrado na natureza que demonstra efeitos de fotoproteção oral e melhora da hidratação da pele. Sendo bastante relevante para proteger a pele no verão de manchas e desidratação.

Para atender à diminuição de retenção hídrica, os diuréticos são cruciais, uma classe de suplementos alimentares que promovem rápida perda de peso corporal e diminuição do aspecto da celulite. Contudo, deve-se atentar a composição destes, favorecendo àqueles compostos de fitoterápicos que também sejam interessantes para emagrecimento como chá verde, gengibre e guaraná.

Por fim, para reestruturação da estrutura da pele e diminuição de flacidez é interessante o consumo de peptídeos de colágeno. Os peptídeos de colágeno são bastante utilizados para melhora da matriz dérmica, estes são formados após hidrólise de colágeno de tecidos conjuntivos animais. Os peptídeos são constituídos abundantemente em glicina, prolina e hidroxiprolina e são absorvidos no intestino sob a forma de di e tri peptídeos pelo transportador PEPT-1 no intestino. Após ingestão, os peptídeos são identificados na corrente sanguínea em uma hora, seguem para a pele e podem ficar retidos por até duas semanas. Os mecanismos estabelecidos para suplementações de peptídeos são de: aumento da produção de ácido hialurônico e elastina, inibição de metaloproteinases (enzimas que degradam colágeno), melhora da barreira dérmica e hidratação, estímulo a síntese de colágeno, crescimento e migração de fibroblastos para a pele.

Lembrem-se da adoção de uma alimentação variada e colorida e do consumo adequado de água por dia para amplificar os efeitos do tratamento da celulite. Para resultados mais consistentes busquem o auxílio de um Nutricionista!

“Este texto foi escrito por Ismael Oliveira, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).”

Posts relacionados

Quer dar um up no seu treino?

Ismael

Suplementação para as articulações

Rafael Teixeira

Bioenergética e Exercício Físico

Maiara

Deixe um comentário