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A importância da nutrição em exercícios intensos

É consenso na literatura que os esportes de alto rendimento podem causar supressão no sistema imunológico. Além disso, a Nutrição é um fator chave para a modulação e sua administração inadequada pode diminuir a capacidade natural de responder imunologicamente à exposição de antígenos. Dessa forma, a carência de determinados nutrientes acentuam ainda mais essas circunstâncias, a ponto de infecções poder afetar até o apetite, causando supressão e má absorção de macro e micronutrientes.

Proteínas 

As proteínas, por exemplo, possuem uma relativa importância na homeostase das células T, que são um grupo de glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos, assim a baixa ingestão proteica pode resultar em uma maior incidência de infecções oportunistas. Além disso, o baixo consumo proteico compromete a imunidade de modo direto, pois as defesas imunológicas requerem a replicação celular em alta demanda, sendo esse processo dependente de proteínas com importantes atividades biológicas.

Vitaminas e Minerais 

Partindo para o consumo de vitaminas e minerais, consta-se que a ingestão adequada de ferro, zinco e vitaminas A, E, B6 e B12 é essencial para a manutenção da função imunológica, pois possuem ação modulatória e são cofatores enzimáticos de diversas reações, porém o consumo excessivo de alguns micronutrientes também pode ser prejudicial, podendo até ser danoso para a saúde.

Carboidratos 

Os carboidratos também são de extrema importância, pois a baixa ingestão ocasiona em maiores níveis de cortisol circulante e uma maior perturbação a vários índices da função imune. Ademais, para manter a função imunológica adequada, os atletas devem seguir uma dieta bem balanceada e suficiente para suas necessidades energéticas. Para atenuar esse quadro, há diversas estratégias que podem modular a inflamação, incluindo altas doses de vitaminas antioxidantes, glutamina, zinco, entre outras.

Gorduras 

Além dos nutrientes já citados, os Ácidos graxos essências também possuem grande importância, pois são gorduras que participam de diversas funções metabólicas, sendo fundamentais para a homeostase fisiológica. Ademais, estes ácidos graxos não podem ser sintetizado no corpo e, portanto, deve ser derivado do consumo dietético, sendo relevante, por exemplo, na composição das membranas celulares e também na atenuação da inflamação causadas pelos exercícios.

Portanto, procure um nutricionista para ajudar a reforçar seu sistema imunológico e não comprometer a sua performance esportiva.

Este texto foi escrito por Luiz Alberto Sena, baseado em artigos científicos.

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