Sem categoria

Destruindo mitos sobre queima de gordura

Muitos achismos e mitos cercam o assunto “queima de gordura”, não é mesmo? Vamos acabar com alguns deles agora!

 

A GORDURA NÃO SAI PELO SUOR

Por isso não adianta enfaixar a barriga com plástico, nem treinar encapuzado. Treinar agasalhado pode até passar uma imagem mais hardcore, mas não aumenta a utilização de gordura como substrato energético.

 

A GORDURA NÃO SAI PELA URINA

Por isso chás e outras substâncias diuréticas fazem você eliminar apenas líquidos. Esse é um artifício válido para eliminar retenção hídrica indesejada, mas não gordura. Cuidado com a desidratação exagerada.

 

A GORDURA NÃO SAI NAS FEZES

Lembre que estamos falando aqui da gordura já armazenada no tecido adiposo, não da gordura que você consome pela alimentação. Medicamentos e suplementos que diminuem a absorção intestinal de gorduras (quitosana, por exemplo) fazem com que você elimine pelas fezes parte da gordura ingerida pela alimentação. Esse tipo de estratégia pode ser muito útil em eventuais saídas da rotina, mas não atua diretamente sobre a gordura que já está armazenada no seu corpo. Cuidado com carências de vitaminas lipossolúveis que podem ocorrer pelo abuso desse tipo de conduta.

 

E por onde ela sai, afinal?

Para sair do seu corpo, a gordura só tem um caminho natural, a oxidação. Se podemos dizer que existem portas de saída para gordura, essas portas seriam os pulmões. É por lá que eliminamos o resto metabólico da oxidação, o gás carbônico (CO2). A gordura precisa ser utilizada como fonte de energia para ser eliminada, e para isso existem DUAS ESTRATÉGIAS BÁSICAS:

 

1. Aumentar o gasto energético

Consulte um profissional de educação física para traçar um plano de exercícios que gere não apenas gasto energético, mas também adaptações metabólicas que favorecem o processo de emagrecimento.

2. Reduzir a ingestão energética

E um nutricionista para traçar estratégias de redução do consumo energético na medida certa, preservando a qualidade nutricional necessária para que o seu corpo continue funcionando bem, enquanto você emagrece.

 

Este texto foi escrito por
Gabriel GDOCbaseado em artigos científicos.
Todo o material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.

 

O que achou?

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br, ou escreva um comentário. Por favor, respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site.

Vem com a gente

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.