Sem categoria

Nesse calor… vai um refrigerante ZERO aí? Descubra as consequências.

O verão chegando, e as festas e confraternizações acabam surgindo. Muitas pessoas acabam buscando alternativas de alimentos que acabem sendo menos nocivo a composição corporal. E a bebida zero açúcar é muitas vezes destacada por esse fator,  já que por exemplo, alguns atletas de fisiculturismo ou blogueiras fitness, com corpos “perfeitos” por consumirem refrigerantes diets, acabam influenciando algumas pessoas a consumirem também. E aí, pode ou não pode?  Diante mão, é importante destacar que qualquer refrigerante pode ter consequências negativas para saúde, já que geralmente apresentam altos teores de substâncias artificiais como corantes, estabilizantes, aromatizantes entre outros. Além dessas substâncias já mencionadas, os refrigerantes apresentam elevados teores de açúcares e sódio, que pode piorar ainda mais esse quadro. Mas e os dietéticos? Qual sua relação quanto a mudança da composição corporal e a saúde em geral?

A diferença básica é que o refrigerante dietético é isento de calorias, ao contrário do refrigerante normal, que geralmente concentra um alto teor de calorias principalmente proveniente do açúcar, que acaba influenciando a resposta de hormônios como a insulina, que quando estimulado em excesso pode ocasionar processos que levem ao acúmulo de gordura. De forma resumida, o consumo de refrigerantes diets em associação a um dieta balanceada, com o equilíbrio entre a ingestão calórica e o gasto energético, não terá influência DIRETA na composição corporal.

Porém, o consumo dessas bebidas pode influenciar negativamente a saúde dos indivíduos, já que o excesso na ingestão de adoçantes e substâncias artificiais prejudica a saúde intestinal, podendo promover um quadro de disbiose , servindo como um gatilho para surgimento de novos problemas de saúde. Alterações nas sinalizações dos hormônios que controlam a ingestão alimentar é algo muito comum, que desencadeia o consumo excessivo de alimentos doces, e assim aumentando a ingestão de bebidas e alimentos açucarados. A médio e longo prazo essa prática pode ter grande relevância para saúde e também influenciar a composição corporal, já que um intestino desequilibrado pode dificultar o processo de emagrecimento e hipertrofia muscular.

Portanto, se você está buscando uma alimentação adequada, a ingestão de refrigerantes, mesmo os dietéticos, deveria ser restrita a momentos esporádicos ou até mesmo ser eliminada por completo. Em curto prazo até pode funcionar, mas em um período médio/longo, você pode ter sérios problemas com desordens alimentares. O equilíbrio é fundamental para todo o processo, procure um nutricionista!

Este texto foi escrito por Felipe Cyrino, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário