Sem categoria

Low Carb é a melhor estratégia para o emagrecimento?

É muito discutido a eficiência da dieta com a redução significativa de carboidratos para o emagrecimento, no entanto há diversas variáveis a ser analisadas que podem interferir no resulto final. Desta forma, a dieta Low carb será mais uma estratégia a ser adotada que poderá auxiliar durante o processo de perda de peso, porém os estudos mostram que não é um artificio superior aos demais, sendo pertinente a aplicação de outras estratégias para que possibilite o emagrecimento saudável e efetivo.

Em Fevereiro de 2018, um estudo publicado pelo Jornal da Associação Médica Americana, realizou experimentos cujo tinham como objetivo avaliar diferentes estratégias nutricionais e sua eficiência para o emagrecimento. Desta forma, mais de 600 pessoas participaram da avaliação, sendo que a média de IMC (Índice de Massa Corporal) era de 28-40Kg/m², um parâmetro que colocava todos os participantes na situação de sobrepeso ou obesidade.

Durante 12 meses os participantes foram submetidos a dietas com baixo teor de carboidratos (Low Carb) e baixo teor de gorduras (Low fat). Além disso, todos integrantes da pesquisa tiveram a dieta ajustada, com um menor consumo de ultra processados, baixa ingestão de industrializados, de alimentos refinados e gorduras trans. Ao final do estudo foram avaliados diversos parâmetros clínicos, tais como: percentual de gordura, glicemia, pressão arterial e resistência insulínica.

Chegando no fim do estudo, não foram encontradas diferenças significativas na perda de peso entre os grupos (Low Carb X Low fat), ambos os grupos tiveram redução no peso. Porém, no grupo que realizou a redução de gorduras houve uma melhora significativa no perfil lipídico, com redução do LDL, sendo considerado pelos pesquisadores a estratégia que obteve os melhores resultados. No entanto a redução dos triglicerídeos foi mais aguda na dieta que fez a redução de carboidratos.

Portanto, levando em consideração as estratégias nutricionais para o emagrecimento, nenhuma demonstrou ser superior a outra, sendo que ambas tiveram resultados positivos para a perda de peso e cada uma com uma melhora de um parâmetro clínico. Assim, podemos afirmar que uma estratégia nutricional pode ser utilizada em conjunto com outras, sendo Low carb ou Low fat. Logo o mais importante é que haja o acompanhamento de um nutricionista que é o profissional qualificado para traçar estratégias individuais, realizar o planejamento alimentar adequado e que não seja danoso a saúde do indivíduo que busca o emagrecimento.

Este texto foi escrito por Luiz Alberto Sena, baseado em artigos científicos.

Todo o material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Posts relacionados

Dietas Low Carb

Rafael Fildes

Suplementação de Carboidratos e Emagrecimento

Ismael

Whey Protein auxilia no emagrecimento?

Mariane Áurea

Deixe um comentário