Sem categoria

Spirulina: um Superalimento!!

Já passou pela sua cabeça que uma alga pode ser uma ótima fonte alimentar?

Pois bem, a Spirulina é uma microalga de formato helicoidal, com comprimento de 0,2 a 0,5 mm.

Composição

Em sua composição apresenta:

  • Altos teores de proteína;
  • Ácidos graxos poli-insaturados;
  • Vitaminas;
  • Minerais;
  • Compostos antioxidantes;
  • Fibras;

Tais nutrientes permitem o desenvolvimento de produtos de diversas aplicações pela indústria alimentar, produção de biocombustíveis e cosméticos.

Aplicabilidades

A microalga verde-azulada, vem sendo utilizada há séculos, graças as suas propriedades nutricionais e medicinais, as quais permitem ser considerada como um produto nutracêutico, seus efeitos são  testados em indivíduos com doenças como :

  • Diabetes Mellitus;
  • Hipertensão Arterial Sistêmica;
  • Dislipidemias;
  • Doenças Cardiovasculares;

Sua capacidade de produzir uma diversidade de compostos biologicamente ativos, faz com que o potencial nutricional, funcional e terapêutico deste microrganismo apresente benefícios do seu uso sobre a modulação do sistema imunológico, correção e atenuações de processos anêmicos, comprovado poder antioxidante, melhora do perfil nutricional dos indivíduos (em quadros de desnutrição e obesidade), bem como potencial anti-inflamatório, antibacteriano e antitumoral.

Recomendações e Legislação

As evidências mostram que a Spirulina é uma alternativa de alimento proteico, com custo reduzido e com uma concentração de aminoácidos essenciais acima do padrão sugerido pela FAO/1985 e superior a outros alimentos . A recomendação de consumo diário da alga para suprir as necessidades proteicas de aminoácidos essenciais para um adulto é de 25 g/dia, o que faz com que esta seja considerada um superalimento pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A NASA já vem colhendo benefícios do seu uso, por ser uma excelente fonte alimentar para astronautas, haja vista seu alto valor nutricional e fácil transporte. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autoriza sua comercialização desde que o produto ao qual o microrganismo foi adicionado esteja devidamente registrado.

Este é um produto natural com estimável valor para ciência, podendo ser aplicada para proporcionar bem estar nos indivíduos de uma forma em geral, uma vez que ela é capaz de desenvolver multifunções no organismo e prevenir inúmeros agravos a saúde. Mas calma aê, é sempre bom ser orientado por um nutricionista antes do uso de qualquer suplemento alimentar.

Já conhecia a Spirulina?

Este texto foi escrito por Rafaela Farias Rodeiro, baseado em artigos científicos.

Todo o material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.