#maislife Health Nutrition Nutritions Promoções e Vantagens Suplementos Workouts

TPC: O QUE É? POR QUE É IMPORTANTE?

A busca por um corpo mais musculoso e mais definido tem feito com que a busca por esteroides anabolizantes (EA) por praticantes de atividade física aumente cada vez mais. Não só para estética, os mesmos também são muito utilizados como recursos ergogênicos em esportes, devido ao aumento de força e massa muscular.

Contudo, não existem apenas benefícios associados à utilização. Efeitos negativos documentados na literatura podem variar de dislipidemia, à alteração nos fatores da coagulação, hipertrofia do miocárdio, cefaléia, oleosidade cutânea, impotência sexual, insônia, hipertrofia prostática, atrofia dos testículos e ginecomastia (aumento de volume do tecido mamário) que ocorre após aromatização da testosterona em estrogênio, hepatotoxidade, hipertensão arterial, podendo também ser todos estes problemas associados. Existem também alguns efeitos observados exclusivamente em mulheres usuárias de EAA. Alguns deles são os aumentos de pelos faciais, engrossamento da voz, aumento do clitóris e distúrbios do ciclo menstrual.

A terapia pós-ciclo (TPC), como o nome já sugere, é uma terapia realizada após a utilização de esteróides anabolizantes para restaurar a produção de testosterona endógena depois do uso de testosterona exógena, conseguindo assim manter a massa magra obtida durante o uso de esteroides e minimizar seus efeitos colaterais, pois mesmo após o uso de anabolizantes, alguns efeitos colaterais podem ser observados.

A TPC é realizada utilizando alguns fitoterápicos como o Tribulus Terrestris, Mucuna, Silimarina, Maca Peruana, Eurycoma Longifolia e suplementos como o ZMA  para minimizar os efeitos do pós-ciclo de anabolizantes, facilitando o restabelecimento da produção de testosterona endógena, além de trazer benefícios como à melhora da fertilidade em homens, libido, função hepática, entre outros.

Este texto foi escrito por Felipe Araújo, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário