Sem categoria

Os perigos da automedicação

Quantas vezes sentimos cefaleia, dores musculares ou um simples resfriado e vamos correndo comprar medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios?

Na maioria das vezes fármacos são utilizados sem qualquer orientação ou indicações específicas de profissionais da área da saúde e os riscos são inúmeros. A automedicação e polifarmácia (utilização de vários medicamentos por dia, ao menos cinco) podem provocar problemas gastrintestinais como gastrites, úlceras e desconforto gástrico; aumento de resistência à antibióticos; reações alérgicas; prejuízo no tratamento de doenças e ainda pode gerar quadros de intoxicação, comprometendo a saúde hepática.

Idosos são mais suscetíveis aos danos, pois a sobrecarga das doenças do estilo de vida é maior nesta faixa etária, como Diabetes Mellitus, Hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias, problemas cardiovasculares, etc. Sendo corriqueira a utilização de inúmeros medicamentos prescritos, além dos utilizados por automedicação.

Inúmeras estratégias nutricionais podem mitigar os agravos de medicamentos, especialmente o dano hepático, como as vitaminas do complexo B, especialmente ácido fólico, vitamina B12, L-carnitina e colina, minerais e fitoterápicos também podem ser incluídos, como o Silybum marianum e o selênio, itens excelentes para aumento de enzimas antioxidantes e o processo de destoxificação hepática.

Na dúvida sempre procure orientações de profissionais qualificados, como o Nutricionista que poderá avaliar as interações de medicamentos e nutrientes e melhorar sua qualidade de vida.

“Este texto foi escrito por Ismael Oliveira, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).”

Posts relacionados

Cafeína x Hipertensão

Jannine Dantas

Dietas da moda e seus perigos

Jannine Dantas

Joints x Osteoartrose

Suélika

Deixe um comentário