Sem categoria

Existe relação entre Enxaqueca e Saúde Intestinal?

A enxaqueca é uma dor de intensidade variável, um distúrbio incapacitante que habitualmente afeta uma parcela significativa da população mundial e que geralmente dura entre 4 e 72 horas. Estudos mostram que há uma relação significativa entre complicações gastrointestinais e o aumento dos sintomas da enxaqueca, desta forma podemos afirmar que vários mecanismos que circundam o eixo intestino-cérebro, tal como uma resposta inflamatória, modulação da microbiota intestinal, são fatores que influenciam na fisiopatologia da enxaqueca.

Estudos recentes demonstram uma correlação positiva entre anticorpos que o organismo produz quando entra em contato com algum tipo de microrganismo invasor e severidade da sintomatologia da enxaqueca, mais precisamente anticorpos que combatem a H. pylori. Além disso, outros distúrbios também foram relacionados com os sintomas da enxaqueca, sendo mais frequentes casos registrados de fortes dores de cabeça em indivíduos que têm constantes diarreias ou constipação. 


Há comprovações indicando que a microbiota intestinal pode modular o eixo cérebro-intestinal através de diversas vias, com um potencial de influenciar a função cerebral. Assim, quando há um desequilíbrio da microbiota, pode haver impactos sobre a função imunológica, maior permeabilidade da barreira epitelial, má absorção e metabolismo dos nutrientes. Com isso, estudos que utilizam protocolos de tratamento com probióticos, demonstram melhoras significativas, ratificando que a disbiose pode ser um fator chave.


Portanto, temos evidências de que há relação entre a saúde intestinal e a sintomatologia da enxaqueca, sendo assim, a busca por um Nutricionista qualificado irá possibilitar uma melhora na qualidade de vida, visto que há diversos recursos nutricionais que promovem uma melhora considerável da saúde gastrointestinal e consequentemente a diminuição de crises de enxaquecas.

Este texto foi escrito por Luiz Alberto Sena, baseado em artigos científicos.

Todo o material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.