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Beta-Alanina, O Suplemento!

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Beta-Alanina como suplemento ergogênico

A beta-alanina é um suplemento que já possui bastante evidência científica como substância ergogênica (capaz de melhorar exercícios físicos). A suplementação crônica (mínima de duas e recomendada de quatro semanas) de beta-alanina (4-6 g/dia) é capaz de melhorar o rendimento em exercícios de alta intensidade (duração de 1 a 4 minutos). Sendo assim, praticantes de esportes com característica intervalada (futebol, basquete, futevôlei, surfe, lutas entre muitos outros) podem se beneficiar do uso deste suplemento, pois, terão mais volume de treino.

Mecanismo de Ação

Exercícios físicos que exigem muito esforço em pouco tempo utilizam uma via bioenergética (glicólise anaeróbica) que ressintetiza ATP (energia) rapidamente, porém com o custo de uma alta produção de íons de hidrogênio (H+). O acúmulo de H+ é um dos fatores responsáveis pela fadiga periférica (muscular), o que acaba comprometendo o rendimento e a recuperação de uma sessão de treinamento. A suplementação de beta-alanina tem a capacidade de aumentar os estoques de carnosina, pois a beta-alanina é o fator limitante na produção de carnosina (um dipeptídeo formado por beta-alanina + histidina) presente no músculo esquelético, que entre muitas funções, auxilia na neutralização de H+ e tem papel antioxidante.

Curiosidades

Se o efeito tampão (controlar a concentração de H+) é da carnosina, por que não suplementar a própria carnosina?

Nosso sangue possui bastante carnosinase, enzima responsável pela quebra da carnosina em histidina e beta-alanina. Logo, a suplementação de carnosina seria ineficiente, uma vez que, após sua absorção, a mesma seria degradada no sangue antes que pudesse chegar ao músculo esquelético para exercer sua função.

É verdade que a suplementação de beta-alanina causa coceira?

O termo correto da “coceira” é: parestesia. Sim, é possível que isso aconteça! Porém, não há nada demais nisso, não há evidências que mostrem prejuízo à saúde causado pela parestesia. Além disso, a parestesia acontece principalmente quando as doses de beta-alanina são altas, por isso, é recomendado o fracionamento em doses de no máximo 2 g. Dois possíveis protocolos:

  • 2 g três vezes ao dia;
  • 1,5 g quatro vezes ao dia.

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Este texto foi escrito por Henrique Avena, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.

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