A primeira coisa que nos vem a cabeça quando se trata de menopausa é o calor. Este fenômeno conhecido como ondas de calor ou fogacho é um dos sintomas decorrentes da diminuição dos níveis de estrogênio e que ocorre em cerca de 85% das mulheres nesta fase.
O tratamento mais comum ainda é a reposição hormonal, mas muitas mulheres optam por não repor, devido aos efeitos colaterais do uso da medicação. Novas estratégias suplementares são estudadas e possuem efeitos interessantes para a redução das ondas de calor, como:
- Ácido fólico (Vitamina B9)
- Óleo de prímula
- Ômega 3
- Maca peruana
- Tribulus terrestris
Alguns fitoterápicos como o ginsengs e a valeriana conseguem diminuir as ondas de calor noturnas, o que favorece a qualidade do sono e melhoraram a qualidade de vida.
Existem diversas estratégias para enfrentar o verão sem sentir muito incômodo com as ondas de calor nessa fase, mas é importante consultar um nutricionista para indicar o melhor tratamento e dosagem para o seu caso!
Este texto foi escrito por Larissa Arnold, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).