Sem categoria

N-ACETILCISTEÍNA: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?

N-acetilcisteína (NAC) é um composto que atua como um antioxidante. Desta forma, atua como um eliminador de radicais livres, por agir como doador de cisteína, levando a reposição de glutationa e restaurando o pool de glutationa-S-transferase (GSH) intracelular. Estudos relatam que o NAC também possui efeitos antiinflamatórios, além de alterar os níveis de neurotransmissores, inibir a proliferação de fibroblastos e queratinócitos, além de causar vasodilatação.

NAC tem sido bastante estudado como terapia adjuvante no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica, bem como em outras situações clínicas: nefropatia induzida por contraste, doença de Alzheimer e vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Contudo, além de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, há um interesse crescente nos efeitos benéficos do NAC no tratamento de distúrbios metabólicos. Algumas pesquisas descrevem que a suplementação de NAC suprime a hiperglicemia e a hiperinsulinemia induzidas pela frutose e pela dieta com alto teor de sacarose, além de melhorar a sensibilidade periférica à insulina. Esse nutriente serve para você? Busque a resposta com seu nutricionista.

Este texto foi escrito por Felipe Araújo, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.