Sem categoria

Fome excessiva! Quais podem ser os motivos?

É comum as pessoas reclamarem que mesmo após refeições, continuam com a sensação de fome e com isso acabam buscando outros alimentos para saciar. Desta forma, isto pode até atrapalhar determinados planos alimentares e objetivos.

O nível de hidratação pode interferir diretamente nessa “sensação de fome”, pois os mesmos centros corticais presentes no hipotálamo (área localizada no cérebro), contribuem para a informação sensorial nos estados de fome ou sede, assim pode acontecer uma confusão em ambas situações. Antes de exagerar no consumo calórico, beba água, você pode estar com sede e não com fome, isso pode evitar o exagero desnecessário na ingestão de comida.

Outro parâmetro a ser analisado é a resistência insulínica. A insulina é o hormônio responsável pela captação de glicose, quando há um quadro de resistência a esse hormônio, as células têm dificuldade de captar a glicose para produzir energia de modo adequado, ocasionando a baixa eficiência energética. Desta forma, o metabolismo se encontra em estado de deficiência na produção de energia, eleva a demanda de glicose pela célula e aumenta os indicativos fisiológicos para o consumo de carboidratos ou alimentos em geral, potencializando a fome. No entanto, existem estratégias nutricionais que podem reduzir a resistência insulínica e atenuar esta situação.

A fome excessiva, portanto, tem relação com diferentes fatores. A deficiência de micronutrientes e a má distribuição de macronutrientes nas refeições podem ser motivos para o descontrole também, assim como a má qualidade do sono pode acarretar em desregulações hormonais e interferir nas escolhas alimentares.
Se você sofre de fome excessiva, busque um nutricionista e ajuste as inadequações dessa situação!

Este texto foi escrito por Luiz Alberto Sena, baseado em artigos científicos.

Todo o material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.