Sem categoria

Como está a sua memória?

Os anos passam e com isso surgem novas tecnologias, demandas, trabalhos e a população tem ficado cada vez mais ocupada, cheia de atividades para serem realizadas. Mas, será que dá pra lembrar de fazer tudo? Você tem lembrado de se alimentar corretamente?

O cérebro humano é predominantemente composto de lipídios e uma grande proporção é de ômega 3, especificamente o ácido docosahexaenóico (DHA). O DHA reduz o estresse oxidativo e possui efeitos favoráveis sobre as funções vasculares e processos inflamatórios. Além disso, também participa do desenvolvimento cerebral e função, atuando como um fator neurotrófico e modulando a atividade sináptica. A literatura tem demonstrado uma forte relação entre o DHA e memória, sendo ele um preditor significativo do funcionamento da mesma.

Apesar dos estudos direcionarem um foco maior para o DHA, tanto o DHA quanto o EPA geram metabólitos neuroprotetores. Estudos duplo-cegos, randomizados e controlados demonstram que as combinações de DHA e EPA beneficiam o tratamento de transtornos de déficit de atenção / hiperatividade, autismo, dispraxia, dislexia e agressão. Para os transtornos afetivos, metanálises confirmam benefícios no transtorno depressivo maior e no transtorno bipolar, com resultados promissores em esquizofrenia e benefício inicial para transtorno de personalidade limítrofe. O declínio cognitivo acelerado e o comprometimento cognitivo leve correlacionam-se com níveis tissulares reduzidos de DHA / EPA, e a suplementação pode ser efetiva.

Este texto foi escrito por Felipe Araújo, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.