Sem categoria

Estratégias nutricionais para redução da ansiedade

A ansiedade está relacionada, geralmente, com pressões cotidianas que interferem o bem estar psicológico, tais como: demandas profissionais, acadêmicas, preocupações econômicas e afins. Além disso, pode ser definida como uma associação de fatores que induzem ao nervosismo e apreensão, sendo resposta natural a diferentes condições de vida. Porém, este estado emocional de modo exacerbado pode impulsionar diversos problemas de saúde, assim, a nutrição exerce papel fundamental para o controle dessa circunstância.

Hábitos alimentares inadequados influenciam marcadores bioquímicos relacionados com inflamação, especialmente os hormônios da tireoide, que podem ser indiretamente responsáveis ​​pela ansiedade e pelos estados de humor. Os hormônios tireoidianos estão diretamente associados a regulação de vários neurotransmissores, possuem importância na síntese e secreção de GABA e serotonina (neurotransmissores ligados ao relaxamento). Quando a tireoide está fora do estado normal, os neurotransmissores ficam desestabilizados e levam a ansiedade. Logo, o equilíbrio nutricional beneficia o humor e atenua a ansiedade, pois possui relação direta com o sistema nervoso, o estado de satisfação e relaxamento.

Além disso, a deficiência de Magnésio (Mg) pode ser um fator chave para a frequência dos transtornos de ansiedade, pois o mineral é essencial para o funcionamento correto das sinapses, atua nos neurotransmissores que exercem atividade de estímulo ao bem estar. Além disso, os antioxidantes como, betacaroteno, vit C e E possuem efeitos positivos no controle da ansiedade, assim como ômega 3. Por isso, busque alimentos fontes de Mg e antioxidantes.

Os pontos mencionados acima são apenas alguns fatores, há diversas razões fisiológicas que podem interferir no estado de ansiedade, o stress é um deles (eleva os níveis de cortisol) e pode ser ocasionado por alguma deficiência nutricional, portanto, busque um nutricionista.

Este texto foi escrito por Luiz Alberto Sena, baseado em artigos científicos.

Todo o material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.