O L-triptofano (TRP) é um aminoácido essencial muito conhecido por ser um precursor da serotonina (5-HT), um neurotransmissor responsável pela regulação do sono, temperatura corporal, apetite, humor, funções cognitivas e atividade motora.
Os alimentos proteicos de origem animal são as principais fontes de TRP, contudo, a Whey Protein é onde se encontra o maior teor deste aminoácido. De todos os aminoácidos presentes nos alimentos, este é o que se apresenta em menor quantidade.
Atualmente, a prescrição da suplementação de TRP tornou-se comum para auxiliar no tratamento de problemas como insônia, depressão e ansiedade, no intuito de promover maior disponibilidade de 5-HT no cérebro, o que resultaria na redução dos sintomas destas enfermidades.
Serotonina Além do Cérebro
Em torno de 95% do TRP é metabolizado no intestino pela microbiota e 5% é destinado ao cérebro. Na porção intestinal ele é capaz de estimular hormônios sacietogênicos como CCK e GLP-1, além disso, a 5-HT produzida no intestino tem relação com a motilidade intestinal.
A baixa ingestão de TRP, não só reduz a sua conversão em 5-HT no cérebro, como contribui para maior formação de metabólitos no intestino indicadores de disbiose (Indican, por exemplo).
Relação Estabelecida
A formação de 5-HT no cérebro e no intestino influenciam no humor e plenitude do indivíduo (estado depressivo, compulsividade, ansiedade, falta de atenção e estresse) e na sensação de saciedade (liberação de incretinas).
A suplementação de TRP pode ser útil, assim como uma alimentação balanceada, por isso, não deixe de se consultar com um nutricionista caso sofra com alguns dos casos citados.