Sem categoria

Triptofano e Bem-Estar: Entenda Essa Relação!

O L-triptofano (TRP) é um aminoácido essencial muito conhecido por ser um precursor da serotonina (5-HT), um neurotransmissor responsável pela regulação do sono, temperatura corporal, apetite, humor, funções cognitivas e atividade motora.

Os alimentos proteicos de origem animal são as principais fontes de TRP, contudo, a Whey Protein é onde se encontra o maior teor deste aminoácido. De todos os aminoácidos presentes nos alimentos, este é o que se apresenta em menor quantidade.

Atualmente, a prescrição da suplementação de TRP tornou-se comum para auxiliar no tratamento de problemas como insônia, depressão e ansiedade, no intuito de promover maior disponibilidade de 5-HT no cérebro, o que resultaria na redução dos sintomas destas enfermidades.

Serotonina Além do Cérebro

Em torno de 95% do TRP é metabolizado no intestino pela microbiota e 5% é destinado ao cérebro. Na porção intestinal ele é capaz de estimular hormônios sacietogênicos como CCK e GLP-1, além disso, a 5-HT produzida no intestino tem relação com a motilidade intestinal.

A baixa ingestão de TRP, não só reduz a sua conversão em 5-HT no cérebro, como contribui para maior formação de metabólitos no intestino indicadores de disbiose (Indican, por exemplo).

Relação Estabelecida

A formação de 5-HT no cérebro e no intestino influenciam no humor e plenitude do indivíduo (estado depressivo, compulsividade, ansiedade, falta de atenção e estresse) e na sensação de saciedade (liberação de incretinas).

A suplementação de TRP pode ser útil, assim como uma alimentação balanceada, por isso, não deixe de se consultar com um nutricionista caso sofra com alguns dos casos citados.

“Este texto foi escrito por BRYAN STOLZE, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.