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D-Ribose

d-ribose

O que é D-ribose?

A D-ribose é um monossacarídeo pentose utilizado pelo corpo para produção de ácidos nucleico e nucleotídeos, necessários para produção de DNA, RNA e AMP (base do ATP, molécula energético). A suplementação de D-ribose despertou interesse quando estudos mostraram um declínio na concentração total de nucleotídeos de adenina muscular após atividades físicas extenuantes. Apesar de não melhorar a performance, a suplementação de D-ribose amenizou a queda de rendimento em sessões seguintes de treinamento. Sendo assim, pode ter aplicabilidades muito interessantes dependendo da periodização de treinamento!

Para qual tipo de atividade?

Atividades físicas intervaladas de alta intensidade diminuem a concentração total de nucleotídeos adenina, que demoram até 72h para se regenerar, podendo comprometer o rendimento dos próximos exercícios ou treinos. Como a ressíntese de AMP é dependente da enzima G-6-PDH, fator limitante no processo, a D-ribose consegue contornar este gargalo aumentando a produção de IMP (que será a base estrutural do AMP). Estudos mostraram uma aceleração no processo de ressíntese de ATP com a suplementação da D-ribose.

Qual o protocolo de uso?

Os estudos apresentam protocolos (de exercícios e dosagem) e parâmetros de avaliação bastante heterogêneos, dificultando a análise da eficácia da D-ribose como estratégia ergogênica. Porém, os estudos mostram uma melhor preservação de potência (média e máxima) nos grupos que suplementam a D-ribose em comparação ao grupo placebo. As dosagens variam de 10-20 g/dia, normalmente dividida em 2 doses ao dia (sendo uma sempre no após o treino).

Para saber se a D-ribose pode ter benefícios procure um nutricionista.

Este texto foi escrito por Henrique Avena, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

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