Sem categoria

Probióticos e Saúde cardiovascular

Falaaaa galeraaa!
A microbiota intestinal é muito importante para nossa saúde. Mas, isso não é nenhuma novidade pra galera que acompanha o insta da SNC, não é não?
Porém, você sabia que ela influencia bastante na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares? Sabia que ela também contribui para a saúde cerebral?
Incrível, não é?
Existem algumas evidências na literatura mostrando que a utilização de probióticos está relacionado à um menor risco de se desenvolver doenças cardiovasculares. Tem também, evidências que abordam sua utilização para controle de colesterol total e LDL. Com o uso de no mínimo 6 semanas. Iaí, quando você vai começar a cuidar da sua microbiota?

A disbiose tem sido bastante relacionada com o desenvolvimento de diversas doenças. A disbiose consiste em uma alteração na microbiota intestinal caracterizada pelo desbalanço entre bactérias benéficas (probióticos) e bactérias patogênicas. Esse distúrbio pode provocar mudanças fisiológicas, autoimunes, metabólicas e alérgicas no ambiente intestinal, interrompendo as funções do intestino e da microbiota.

As alterações na composição da microbiota intestinal (disbiose) estão ligadas à inflamação crônica, trombose, aterogênese, doença cardíaca crônica e doença renal, bem como a doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico.

Este texto foi escrito por Felipe Araújo, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.