Sem categoria

Obesidade: Uma Síndrome Complexa

“A obesidade é um grave problema de saúde pública…”

Provavelmente esta é a frase mais recorrente sobre obesidade difundida por aí. Torna-se até maçante essa informação sempre que se pesquisa algo sobre obesidade. Até porque, sabemos que o excesso de gordura corporal é um problema…

Mas será mesmo que sabemos? Quer dizer, será mesmo que compreendemos a complexidade por trás da obesidade? O indivíduo se torna obeso simplesmente por não ter disciplina para seguir uma dieta e praticar exercício físico?

Não é culpa do indivíduo!

Disbiose, inflamação crônica, resistência periférica insulínica, desregulação de neurotransmissores e hormônios responsáveis pelo controle da saciedade são condições que caracterizam o organismo obeso.

Traduzindo, a pessoa não absorve bem os nutrientes, está propensa em acumular mais gordura do que gastar, sente-se indisposta boa parte do dia, muitas vezes apresenta um quadro depressivo e sente fome o tempo inteiro.

Qualquer estratégia que seja feita para tratar a doença obesidade, também deve melhorar a qualidade de vida desta pessoa. Não há gratificação maior para o profissional de nutrição em ouvir do seu paciente que além do emagrecimento, ele conseguiu dormir melhor, ter seu ritmo intestinal regularizado, sentir-se mais disposto e pleno ou ter seu apepite normalizado.

Portanto, culpabilizar o indivíduo nessas condições é negligenciar o processo fisiológico existente!

Tratar a complexidade é o caminho.

A nutrição é capaz de reestabelecer o equilíbrio fisiológico perdido neste ambiente obesogênico. Desta forma, torna-se possível causar mudanças positivas não só na composição corporal, mas também influenciar no comportamento e humor das pessoas.

Compreender tal complexidade e sua relação com outros aspectos da vida do indivíduo, é a melhor maneira de tomar uma conduta eficaz para proporcionar qualidade de vida através da nutrição.

“Este texto foi escrito por BRYAN STOLZE, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.