Sem categoria

Taurina e suas infinitas aplicabilidades

A taurina é um aminoácido que possui diversas aplicabilidades, seja no meio esportivo ou clínico. Dessa maneira, vários estudos demonstram a possibilidade da Taurina modular o canais de cálcio presente no retículo sarcoplasmático da célula muscular, potencializando a contração muscular. Além disso, o aminoácido demonstra ter um alto poder antioxidante, podendo ser utilizado em exercícios que possuem grande ação dos radicais livres, atenuando seus efeitos deletérios, ou até mesmo em situações clínicas que há grande teor de inflamações.

Além do mais, a turina demonstrou um ótimo potencial para a queima de gorduras, se tornando um mais um recurso eficiente para ser utilizado em conjunto a outras estratégias para pessoas que buscam o emagrecimento. Assim, a suplementação aguda promove a melhora na eficiência metabólica de lipídeos quando associada ao exercício físico.

Outra aplicabilidade benéfica é a redução dos danos musculares e a recuperação mais efetiva quando utilizada por alguns dias a várias semanas antes do exercício. Ademais, a suplementação de Taurina foi capaz de ser fator regulatório da temperatura em ciclistas, através de uma hidratação mais eficiente, melhorando o desempenho dos atletas. Vale salientar que essa vantagem pode ser aplicada também em exercícios de longa duração, visto que durante o exercício físico a produção de calor aumenta, elevando a temperatura corporal, nesse momento há perda de líquidos pelo organismo, principalmente pelo suor que é o mecanismo de defesa que o corpo tem para não deixar que essa temperatura se eleve muitos, sendo a Taurina um fator que retarda este processo de desidratação.

Logo, a suplementação de Taurina demonstrou ser eficiente em diversos esportes, quando tratamos de melhora de performance, seja de força ou resistência, certificando ser um aminoácido de extrema importância.

Este texto foi escrito por Luiz Alberto Sena, baseado em artigos científicos.

Todo o material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

2 comentário

Tayana 6 de maio de 2019 at 13:28

Como faço pra conseguir o material completo?

Responder
Luiz Alberto 15 de maio de 2019 at 09:51

Olá Tayana, irei envia-lo para seu e-mail!

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.