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Mindful Eating: Alimentação consciente

Certamente você já escutou o termo ”mindfulness” ou ”atenção plena”’ por aí, mas você sabe o significado deste termo?

Mindfulness é um conceito caracterizado pelo estado mental da atenção plena, onde toda atenção é voltada para emoções e atividades exercidas no presente. Esta técnica tem como objetivo trazer o pensamento para o agora, fazendo com que todos os elementos sejam notados de maneira mais consciente, evitando que as decisões sejam tomadas de maneira automática, ou seja, de forma inconsciente.

Atualmente, vivemos em uma sociedade cada vez mais agitada, onde o ritmo acelerado está presente na rotina de uma maior parte da população, seja por conta de estudo, trabalho, ou até mesmo pelas atividades habituais do dia a dia. Isso faz com que o ”piloto automático” da vida seja ativado, fazendo com que as sensações e as emoções ao redor passem despercebidas.

Além disso, é comum a atenção não está voltada para o presente durante as refeições, visto que boa parte da população costuma realizar outras atividades durante este período, por não sentir prazer ao consumir determinado alimento ou pela dificuldade em seguir um planejamento alimentar, fazendo com que a alimentação também seja realizada no piloto automático e que os alimentos não sejam ingeridos da maneira correta, afetando o padrão alimentar e aumentando os casos de compulsão e ansiedade.

Assim, o termo ”mindful eating” surge como uma técnica de controle da atenção plena voltada para o momento da refeição. Estas técnicas são definidas desde o momento de preparo do alimento até o momento da ingestão, onde todas as características do alimento devem ser notadas, como a textura, o aroma e o sabor, bem como o entendimento dos benefícios que o alimento poderá ofertar, seja no aspecto nutricional ou emocional. Quando estas técnicas são aplicadas, consequentemente ocorre um aumento da saciedade e uma melhor absorção dos nutrientes, visto que o processo da mastigação irá influenciar diretamente na digestão do alimento ingerido.

Dessa forma, para agregar melhor valor nutricional e melhor característica ao alimento, alguns elementos tornam-se aliados neste processo, como o a adição de molhos e temperos naturais, óleos de coco, blends proteicos, crisps e pastas de amendoim, por exemplo.

Então, o que acha de ter uma alimentação mais consciente? 😉

Este texto foi escrito por Emanuel Borges, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutrição@sncsalvador.com.br

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