Sem categoria

Creatina e Recuperação Muscular

A creatina é um dos suplementos mais estudados da atualidade. O ISSN (Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva) prega esta substância como o melhor suplemento alimentar para o ganho de força e hipertrofia muscular, sendo muito utilizado por atletas e praticantes de atividades físicas que exigem explosão e alta capacidade de contração muscular.

Entretanto, estudos vêm mostrando uma outra aplicabilidade para a creatina: a recuperação muscular!
Dentre os principais achados dos estudos que abordaram a suplementação de creatina em indivíduos que praticam exercícios físicos, destacam-se:
– Maior quantidade de células satélites (responsáveis pelo processo de recuperação tecidual) no momento pós exercício;
– Maior taxa de diferenciação das células satélites;
– Diminuição de parâmetros plasmáticos que mensuram dano muscular, como a Creatina Quinase (CK) e Lactato Desidrogenase (LDH);
– Promoção da integridade da massa muscular durante o exercício;
– Manutenção da força e desempenho pós sessões de treinamento;
– Supercompensação dos estoques de glicogênio, melhorando a performance dos treinos seguintes.

Dessa forma, fica exposto que as aplicabilidades e os mecanismos de ação da creatina no organismo humano vão muito além do aumento de força e volumização das células musculares. Para que seus objetivos sejam alcançados com eficiência, procure a ajuda de um Nutricionista, pois é o profissional capacitado para prescrever, de forma correta e individualizada, os suplementos alimentares.

Este texto foi escrito por Eduardo Fernandez, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.