Sem categoria

MICRONUTRIENTES E SONO

Você já imaginou que a nutrição pode estar atrelada a qualidade do seu sono?

O sono é uma condição fisiológica de atividade cerebral, natural e periódica, caracterizado pela modificação do estado de consciência, motricidade, postural e autonômica, e redução da sensibilidade aos estímulos ambientais.

O sono é, na verdade, tão importante quanto a alimentação e hidratação para os humanos.
Porém distúrbios do sono são uma queixa cada vez mais comum na atualidade. A causa é multifatorial e envolve: strees, alterações hormonais (menopausa e TPM), transtornos mentais, ansiedade, síndrome das pernas inquietas, deficiência de micronutrientes, entre outros.

A necessidade de horas de sono irá variar de pessoa para pessoa, com base na individualidade corporal, a fase e estilo de vida, mas já lhe adianto que a qualidade do sono será muito mais importante que tempo dormindo.


Uma coisa é certa, para que este seja um momento de relaxamento e homeostase eficientes é importante a ausência de interrupções, pois intervenções indesejadas poderão prejudicar a capacidade de memória, cognição, desempenho motor, além do risco de causar irritabilidade, mudanças de humor repentinas, cansaço, dores de cabeça, visão turva e alterações no metabolismo corporal. Tudo isso repercutirá nos hábitos alimentares, na secreção hormonal, e no desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como a obesidade.

Mas se estiver vivenciando algum distúrbio do sono, não se desespere, a nutrição te auxiliará a vencer este problema!!

Os micronutrientes são cruciais para assegurar a boa qualidade do sono, pois estes estão relacionados a produção e secreção de melatonina.

Dentre estes destaco as vitaminas do complexo B, (principalmente a B3, B6 e B9), o zinco e o magnésio.

Sendo assim, a suplementação destes contribuirá na regulação dos ciclos do sono e para a melhora da qualidade de vida.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.